segunda-feira, 17 de setembro de 2018

"Porque adoro tanto os domingos..."

#@ Lembro-me que, antes de ser mãe, não era grande fã dos domingos, sobretudo ao anoitecer... Era sempre um dia "de preguiça" e de tardes no sofá, e que me recordava que na manhã seguinte estaria a pé às seis e meia, para ir trabalhar, e iniciar mais uma semana de correria....

Depois de ser mãe, o domingo (especialmente os que o maridão está em casa, connosco ❤) tornou-se o meu dia favorito de toda a semana 😊.
Não que eu tenha deixado de acordar cedo às segundas-feiras, nada disso, antes pelo contrário, acordo ainda mais cedo para preparar a Mariana; o que mudou foi a minha forma de encarar a vida 😉.

Ora vejamos, atualmente, os domingos já são felizes antes de começarem: o acordar com os miminhos da Mariana; as manhãs de ronha e miminhos na cama a duas (ou a três); os programas em família; o não fazer nada ou o sair sem planos...

Aos domingos não há corridas de maratona em contra-relógio para chegar a tempo à escola e ao trabalho; podemos dormir até mais tarde (se os filhos deixarem 😋); consigo beber o meu galão, sem pressas e em silêncio, enquanto "dou uma vista de olhos" pelas redes sociais e pelas notícias da manhã.

Aos domingos, o "som ambiente" são as gargalhadas, risos e "gritinhos" de euforia, resultado das brincadeiras divertidas e sem nexo, que inventamos, na nossa cumplicidade, no nosso cantinho, os três. 

Há os domingos em que vamos ao parque correr, andar de baloiço ou apanhar folhas, flores e pedrinhas; e outros em que andamos pela casa de pijama, até tarde, e depois montamos puzzles, lemos histórias, fazemos "encontros de chá" com os bonecos e peluches ou jogos divertidos com a Tatauuga, a Science4You e a Creative Toys.

Há os domingos em que "pomos mãos à obra" e fazemos um bolo, salame ou uma tarte, e toda a casa fica perfumada com o aroma maravilhoso dos nossos doces; ou aqueles em que nos apetece ficar enroladinhos na mantinha do sofá, a ver filmes (de desenhos animados claro!) e a comer pipocas.

Aos domingos fazemos vídeo-chamadas para encurtar a distância física e aliviar as saudades que temos dos nossos pais, e a Mariana dos avós; há almoços tardios e demorados quase à hora do lanche; há momentos em família, sentados no chão, descalços e sem pressas, onde aproveitamos para desfrutar uns dos outros, sem pensar nas rotinas ou responsabilidades...

Há domingos em que tentamos pôr o sono em dia e decidimos que vamos fazer uma sesta, mas passamos o tempo todo a rir e a fazer palhaçadas; há tardes de correria, rebolar na relva, piqueniques com amigos, passeios à beira-mar. 
Há manhãs de domingo em que a Mariana e o pai saem para andar de bicicleta por duas horas, e eu fico com a casa toda só para mim, e posso apreciar o silêncio e a calma - embora, passados 20 minutos, já esteja com saudades do desassossego, do constante chamar "mãeeeee!" e dos brinquedos e jogos espalhados pelo chão... 

Desde que fui mãe, os domingos são dias perfeitos para apreciar as coisas simples que nos enchem o coração e a vida; e que nem sempre temos tempo e "espaço" para fazer durante a semana ❤.

E vocês: qual o vosso dia da semana preferido? Também são fãs dos domingos? Contem-me tudo; "sou toda ouvidos".

Até ao próximo post!

Nota: o Facebook mudou o algoritmo; vão ver mais posts dos vossos amigos e menos de páginas onde deixaram o vosso like. Querem saber quando há publicações nossas e estar sempre a par das novidades? Então na página de facebook do blogue, clicam onde diz “A Seguir” e selecionam "Ver Primeiro".
Sigam-nos ainda no Instagram aqui e no blogspot também conto convosco - vão à página inicial aqui do blogue; no canto superior direito clicam "seguir" e já está 😊.

@Mamã do @Bazar @#

2 comentários:

  1. Sou desde sempre super fã de domingos. E agora que tenho um Salvador pequenino a fazer-me crescer estou ainda mais ansiosa e curiosa com todos os programas que num futuro terei de planear e aproveitar ao máximo.

    Parabéns pelo blogue, está a ser um gosto descobri-lo ;)

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada pela partilha Adriana e pelo Salvador :).
    Grata pelos parabéns. Gosto muito de a ter "por aqui". Seja bem vinda :).

    ResponderEliminar

"Não gosto do que vejo..."

#@ ... Era a frase que mais dizia para mim mesma quando me olhava no espelho. Não o dizia em voz alta. Calava-o. Guardava-o. Reprimia-o. Diz...