quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

"Inverno e frio rimam com tosse e nariz a pingar?"

#@ É daquelas coisas que acontecem à maioria das crianças: quando o frio aperta, chegam as ites, viroses, gripes, tosses, constipações, ranhocas e companhia, para os "assolar", e preocupar os pais, que muitas vezes já não sabem (eu incluída!) que mais fazer para os ajudar...
Sim, porque não sou uma mãe que vá à urgência ao primeiro sintoma, mas preocupo-me muito. Então, durante a madrugada, que é quando a "marota tosse" vem incomodar "com mais força" os nossos filhos, tem alturas que fico mesmo aflita.
Também vos acontece?

Até aos 3 anos, confesso que foi muito díficil. 
A Mariana estava constantemente doente, noites a fio sem dormir, muitas gastroentrites, bronquiolites, otites, febre e viroses, e outras que tais, que me deixavam (e ao senhor cá de casa!) completamente exausta e de coração partido por não saber como ajudar; por não poder ajudar.
Chegamos ao ponto de a própria pediatra conselhar-nos um otorrino pediátrico (o nosso anjo da guarda - Dr. Pedro Brazão) e um pneumologiasta pediátrico (Dr. Pedro Flores) para termos a certeza de que não era algo crónico. 
Felizmente, ambos foram unânimes e disseram-nos que se tratava de algo que a idade iria resolver, porque iria ganhar mais defesas. 
Recordo-me do Dr. Pedro Flores dizer: "sei que agora é desesperante, e os pais sofrem imenso, mas garanto-vos que após os 3 anos de idade ela será muito mais resistente, e quando ficar doente será algo muito mais ligeiro do que agora".
E assim foi.

Atualmente, a Mariana fica doente menos vezes, e quando fica, têm sido situações que passam rapidamente, algumas delas sem ser necessário ir ao médico.
Aliás, algo muito comum (infelizmente!) tem sido a tosse e o nariz a pingar, mas sobretudo a tosse, especialmente no período da noite/madrugada. Sim, experimentei chá e o tão conhecido "xarope de cenoura", mas nada estava verdadeiramente a ajudar. 
Até que, numa das minhas visitas à Pharmalirios (parafarmácia preferida da nossa família e que podem conhcer melhor aqui), partilhei com a Cátia (gerente da Pharmalirios) a tosse persistente da Mariana, ao que ela aconselhou o xarope abaixo:
Efetivamente, após 3 dias de toma, 3 vezes ao dia, vimos as tão esperadas melhoras 😊.
Yep, as noites têm sido mais tranquilas e até o nariz acalmou. E, o que mais me agradou, é que os ingredientes são naturais, portanto sem efeitos nocivos para ela.
Não sei se conheciam, e como muitos pais estão nesta altura a viver o mesmo, partilhei convosco. 
Fica a dica.

Nota: Apesar de ter componentes naturais, o Grintuss Pediatric não deixa de ser um dispositivo médico, pelo que antes de comprar devem aconselhar-se com um profissional de saúde.

Como é aí em casa: também há baixinhos e baixinhas com tosse e nariz a pingar nesta altura de frio?
Contem-nos tudo; "sou toda ouvidos", como é habitual.

Espero-vos no próximo post!

Nota: o Facebook mudou o algoritmo; vão ver mais posts dos vossos amigos e menos de páginas onde deixaram o vosso like. Querem saber quando há publicações nossas e estar sempre a par das novidades? Então na página de facebook do blogue, clicam onde diz “A Seguir” e selecionam "Ver Primeiro".
Sigam-nos ainda no Instagram aqui e no blogspot também conto convosco - vão à página inicial aqui do blogue; no canto superior direito clicam "seguir" e já está 😊.

@Mamã do @Bazar @#

3 comentários:

"Não gosto do que vejo..."

#@ ... Era a frase que mais dizia para mim mesma quando me olhava no espelho. Não o dizia em voz alta. Calava-o. Guardava-o. Reprimia-o. Diz...