quinta-feira, 26 de março de 2020

"Como é trabalhar em estado de emergência?"

#@ Depois de uma semana em casa com a Mariana, esta segunda-feira foi altura de regressar ao trabalho. Entre os setores de atividade que têm de se manter abertos, está o trabalho da mãe cá de casa, assim como do pai. 
Regressei ao trabalho não só para cumprir o meu dever cívico e manter a economia a funcionar, mas também para ajudar e juntar-me aos meus colegas que dão a cara todos os dias. 

Felizmente o pai consegue alternar turnos, de forma a que a Mariana possa estar ora com um, ora com outro, sendo que para a semana será novamente a mãe a ficar em quarentena.
E acredito que como nós estejam milhares de famílias a viver o mesmo.

Não me interpretem mal: sou a favor de fazermos tudo o que estiver ao nosso alcance para conter esta pandemia, mas então têm de haver apoios e salvaguardas para as famílias e empresas. 
Espero que haja soluções nos próximos dias, senão não sei o que irá acontecer...

Relativamente ao trabalho em estado de emergência, estamos todos a ser cautelosos.
Saio de casa com todos os cuidados (é com o lenço na mão que fecho porta, acendo luz, abro porta); assim que entro no carro desinfeto as mãos com o gel desinfetante) e mantenho-os na chegada ao trabalho.
Já no trabalho, desinfeto as mãos e a secretária e equipamentos, assim como os colegas que trabalham comigo, mantendo as distâncias de segurança e tendo todos os cuidados de higiene, assim como recomendações da DGS.
O que ajuda, e muito, a acalmar os receios e anseios, é o espírito de união, inter-ajuda e boa disposição que se vive nos locais de trabalho (pelo menos no meu e oiço dizer entre quem está a trabalhar que é geral 😊!) - acreditem que faz toda a diferença.
Acordamos de manhã e vamos trabalhar cheios de motivação, esquecendo o medo do incerto, o medo de podermos ficar doentes ou os nossos...

No que se refere a trânsito, há poucos carros a circular, o que demonstra que as pessoas estão a cumprir a reclusão social, felizmente - para terem uma ideia, os 30 km que separam a  minha residência do meu local de trabalho, e que em "situação normal" de saída de casa após as 07h implicaria uma chegada não antes das 08h30 (num dia bom :P!), agora fazem-se em 25 minutos.
Depois é só entrar diretamente no local de trabalho e seguir os cuidados que indiquei acima.
Apesar de estarmos a funcionar à porta fechada, acabamos sempre por ter algum receio; mas, admito,  (e agradeço também!) que a maioria das pessoas respeitam todas as indicações e cuidados.

Aproveito ainda para agradecer uma vez mais a todos os setores de atividade que se mantêm a trabalhar, sobretudo a quem está na linha da frente na área da saúde.
O meu bem haja a todos 💖.
Juntos somos mais fortes!

Mais alguém que esteja a ler este texto e se mantenha a trabalhar?
Qual a vossa função/setor de atividade?
Algum desabafo/elogio/pensamento que queiram deixar?
Estejam à vontade; são bem vindos e "somos todos ouvidos".

Até ao próximo post!

Nota: o Facebook mudou o algoritmo; vão ver mais posts dos vossos amigos e menos de páginas onde deixaram o vosso like. Querem saber quando há publicações nossas e estar sempre a par das novidades? Então na página de facebook do blogue, clicam onde diz “A Seguir” e selecionam "Ver Primeiro".
Sigam-nos ainda no Instagram aqui e no blogspot também conto convosco - vão à página inicial aqui do blogue; no canto superior direito clicam "seguir" e já está 😊.

@Mamã do @Bazar @#

4 comentários:

  1. Eu estou em casa com o meu príncipe porque a creche está fechada,mas o pai tem que ir trabalhar todos os dias (excepto ao fim de semana).trabalha no sector têxtil, na área de bordados. Todos os dias repete rituais no trabalho e assim que chega em casa deixa calçado fora da porta,tira a roupa, toma um banho e só no fim nos vem cumprimentar.
    A todos os que continuam a trabalhar muita força

    ResponderEliminar
  2. Eu ... sou das da linha da frente , sem hipótese de ficar em casa .... marido a trabalhar e filha de 5 anos ... é gerir o dia a dia e rezar ��. Beijinhos

    ResponderEliminar

"Não gosto do que vejo..."

#@ ... Era a frase que mais dizia para mim mesma quando me olhava no espelho. Não o dizia em voz alta. Calava-o. Guardava-o. Reprimia-o. Diz...