segunda-feira, 29 de junho de 2020

"Mamã, tenho medo de ir para o primeiro ano!"

#@ Mudanças... Nem sempre são fáceis, simples ou ansiadas. Costumamos ouvir que "mudar é bom"; que "mudanças são como uma brisa de ar fesco"; que a "mudança é sinónimo de novas coisas, aprendizagens, oportunidades"...
Mas, a verdade é que, o coração fica pequenino, apertadinho, um tanto ou quanto ansioso e receoso, face ao insesperado e desconhecido, sentimentos que aumentam ainda mais de intensidade quando estamos a falar de mudanças na vida dos nossos filhos...

No ano passado, a Mariana disse adeus ao colégio que a acompanhava desde os 6 meses. Foram cinco anos de muitas memórias; laços; dedicação e amor... 
Na altura, não conseguimos não ficar preocupados e "expetantes" (para não dizer "a panicar!"), com a forma como a Mariana se iria adaptar e reagir à mudança.
Felizmente, correu tudo muito bem, e ela adaptou-se lindamente; fez novos amigos (e a mãe e o pai também - os pais e mães dos coleguinhas :)); adorou a educadora e a auxiliar; adora estar no CAF; e, como mãe, não poderia estar mais agradecida a toda a equipa que a acompanhou neste ano letivo tão atípico.
Mesmo em tempo de pandemia, foram incansáveis e disponíveis, mantendo o contato e enviando atividades semanais, de forma a que os meninos do pré-escolar não se sentissem tão "sozinhos". Da minha parte, só lhes tenho a agradecer <3.

Agora aproxima-se uma nova aventura: em Setembro, a Mariana vai ingressar no primeiro ano, algo que, por um lado, anseia porque quer muito aprender as letras todas para ler :); e que, por outro, receia, porque significa que está mais crescida, de acordo com ela.
Temos abordado o assunto várias vezes, tentando "desdramatizar" e "desmistificar" os receios, falando com a maior naturalidade do mundo, indicando todos os aspetos positivos que a mudança vai trazer: novas professoras; novas aprendizagens e brincadeiras; mais amigos; e ela tem estado a reagir bem, apesar de me ter confessado "que tem medo de ir para o primeiro ano porque vão ser muitas coisas novas, e fica ansiosa".

No fundo, acalma muito o coração dos pais cá de casa (e que esperemos que aconteça!) a Mariana manter-se nesta escola até ao 4ºano. 
Além de todos os motivos mencionados acima, o fato do espaço físico ser o mesmo; ser acompanhada pelas mesmas pessoas e manter os amigos, será, sem dúvida, uma ajuda preciosa nesta mudança.
Acredito que vai correr tudo bem ☺!

Aproveito ainda para agradecer publicamente à escola e ao CAF que acolheram a Mariana no ano letivo passado, e o blogue também serve para isso: elogiar os que respeitamos, admiramos e gostamos. Por isso, Bem Haja! Obrigada! A todos, sem exceção!
Um obrigada muito especial à Paula e à Graça; e ao Ricardo, à Tânia, à Rosário e à Carla 💖.
Por aí, mais baixinhos e baixinhas a iniciar o primeiro ou o segundo ciclos?
Como estão os vossos corações de mães e pais?
Sintam-se à vontade para desabafar; sabem que "sou toda ouvidos".

Até ao próximo post!

Nota: o Facebook mudou o algoritmo; vão ver mais posts dos vossos amigos e menos de páginas onde deixaram o vosso like. Querem saber quando há publicações nossas e estar sempre a par das novidades? Então na página de facebook do blogue, clicam onde diz “A Seguir” e selecionam "Ver Primeiro".
Sigam-nos ainda no Instagram aqui e no blogspot também conto convosco - vão à página inicial aqui do blogue; no canto superior direito clicam "seguir" e já está 😊.

@Mamã do @Bazar @#

Sem comentários:

Enviar um comentário

"Não gosto do que vejo..."

#@ ... Era a frase que mais dizia para mim mesma quando me olhava no espelho. Não o dizia em voz alta. Calava-o. Guardava-o. Reprimia-o. Diz...