sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

"A Mãe Quer É Músculo I: Dez anos depois, a mãe perdeu o juízo?!?"

#@ Dez anos. Uma década. Quase um terço da minha vida. Yep, é mesmo este o tempo que estive sem fazer exercício físico em ginásio. É certo que faço caminhadas diárias de cerca de 2,9km, mas já não "punha os meus pézinhos" num ginásio há dez anos.

"Não tenho tempo!"; "Sozinha não tem piada!"; "Tenho vergonha porque vão todos olhar para mim!"; "É um desperdício de dinheiro!"; "Epá, tenho de ficar fidelizada um ano!"; "Depois não sei fazer os exercícios!"; "Nem sei o que se adequa a mim!"; "Vou pagar e depois não consigo ir às aulas que gosto pois são naquele dia àquela hora!" - e a lista das minhas desculpas mentais (e algumas em voz alta!) para não frquentar um ginásio e fazer exercício físico poderia continuar. 
Tenho de ser sincera; e aposto que muitos dos que me estão a ler se revêem em algumas das "minhas desculpas", não é verdade?

Bom, mas e se eu vos disser que podem ter um Personal Trainer e um estúdio só para vocês; que o Personal Trainer adapta o treino às necessidades/objetivos que procuram e corrige/motiva os exercícios: num horário que vos seja mais favorável (não tendo de ser o mesmo dia/hora todas as semanas); uma vez por semana; entre 20 a 25 minutos por sessão de treino; e com eletroestimulação à mistura? 
Aposto que ficaram curiosos e que, alguns de vocês, acham que é "bom demais para ser verdade", não é :P?
Bem, eu já vos explico tudo 😊.

Quem tem vindo a acompanhar a minha caminhada pela reeducação alimentar e perda de peso, que se iniciou a 26 de Agosto com a primeira consulta de nutrição, sabe que, recentemente, partilhei um desabafo (com foto) onde falo sobre a minha flacidez, sobretudo na zona abdominal, nas pernas e braços, que se acentuou devido ao aumento de peso na gravidez - atenção, não me interpretem mal, ser mãe é o melhor do mundo, e a maior benção da minha vida, simplesmente com a perda de peso a flacidez ficou mais "visível" e não me sinto bem ao olhar-me no espelho - pelo que resolvi fazer algo por mim; algo que me ajude ainda mais a recuperar a minha auto-estima; ao mesmo tempo que me ajuda a libertar o stress do dia-a-dia e contribui para a minha saúde.

E, após pensar, ponderar e pesquisar; do incentivo do senhor cá de casa e da família; e com algum receio e vergonha (admito!) resolvi voltar a fazer exercício físico, dez anos depois :). E foi precisa coragem para dar "este passo", acreditem.
Ora, como sabem, com o marido a trabalhar por turnos; a morarmos a 30 minutos de carro do trabalho (sem trânsito!); com família longe; e com despertares muito cedo; o tempo é algo escasso cá em casa, por isso essa foi uma das minhas prioridades: rentabilizar o pouco tempo que tenho a fazer algo que eu gostasse e me fizesse sentir bem; fazer algo que fosse de encontro ao meu objetivo, mas com horário fléxivel; e algo que não "roubasse" muito tempo ao tempo que passo em família.
Sim, eu sei, parece uma "utopia", mas não é. Aliás, existe na Personal 20 e chama-se eletroestimulação. De forma muito resumida, consiste em exercícios realizados de forma ativa com a estimulação muscular elétrica, sendo que o treino é efetuado com um fato especialmente criado para o efeito (roupa justa com mangas e pernas compridas e feita de pelo menos 95% de algodão, fornecida pelo espaço), conseguindo, por isso, recrutar mais fibras musculares através de impulsos elétricos de baixa intensidade ( num treino tradicional no ginásio conseguimos trabalhar apenas 30% das fibras). 

Portanto, em equipa com o Personal Trainer Dário Serrador, elaboramos um plano de treinos de dez semanas (um treino de 20 minutos  por semana - para efeitos mais "rápidos" deveriam ser dois treinos, mas não me é possível (e "roubar tempo" à Mariana está fora de questão!)) para me ajudar a "trabalhar" a flacidez, ao mesmo tempo que pratico exercício e ajudo a minha saúde :).
E... na passada quarta-feira tivemos o primeiro treino.
Para terem uma ideia, este fato que vêem na foto abaixo, tem 10 pares de elétrodos que estimulam aproximadamente 350 músculos:
O treino é bastante intenso, a nível muscular, e em 20 minutos, consigo: recrutar um maior número de fibras musculares; ativar as fibras mais profundas, que no treino convencional se torna mais difícil de ativar; promover o equilíbrio entre cadeias musculares, prevenindo e recuperando lesões; e melhorar a condição física, nomeadamente ao nível da redução de massa gorda, aumento da massa muscular, redução de volume e alívio de dores nas costas. Tudo isto, tendo um Personal Trainer que me acompanha, corrige, motiva e "puxa por mim" quando quero desistir 😜!
Aqui estamos nós:
Prometo "vir cá", semanalmente, partilhar convosco este percurso, e dar-vos feedback do meu treino, assim como dicas, sugestões e desabafos, em fotos e/ou vídeo, para que possam também fazer parte de mais este passo dado na caminhada por uma vida mais saudável e, quem sabe, até, motivar-vos, a inscreverem-se e experimentarem os benefícios da electroestimulação.
Saibam mais sobre a Personal20 e o treino que estou a fazer aqui e aqui.

E para aqueles que me perguntaram "se perdi o juízo?!?"; a minha resposta é simples: não, não perdi o juízo; estou é a ganhar saúde e a cuidar de mim, isso sim ;). E a minha família agradece 😊.
Mas, obrigada pela vossa "preocupação" 🙊🙈...

Para a semana "aqui estarei" para vos contar como foi o segundo treino.
Até lá, digam-me, sinceramente, também acham que "perdi o juízo" :P?
Se quiserem deixar algum dica ou sugestão, sintam-se à vontade; "sou toda ouvidos" como já é habitual.

Até à próxima partilha de "A Mãe Quer É Músculo"!

Nota: o Facebook mudou o algoritmo; vão ver mais posts dos vossos amigos e menos de páginas onde deixaram o vosso like. Querem saber quando há publicações nossas e estar sempre a par das novidades? Então na página de facebook do blogue, clicam onde diz “A Seguir” e selecionam "Ver Primeiro".
Sigam-nos ainda no Instagram aqui e no blogspot também conto convosco - vão à página inicial aqui do blogue; no canto superior direito clicam "seguir" e já está 😊.

@Mamã do @Bazar @#

Sem comentários:

Enviar um comentário