terça-feira, 16 de outubro de 2018

"A maternidade afasta os amigos?"

#@ Muito se fala e escreve sobre este tema... Confesso que, antes de ser mãe, não conseguia perceber, nem sequer acreditar, que as amizades mudassem depois de sermos pais; que fosse possível, que algumas pessoas se afastassem, deixassem de "aparecer", de fazer parte. Era algo que me fazia muita confusão, e que dizia para comigo que não iria acontecer. Mas, lá está, como muito que tenho aprendido desde que sou mãe, desta vez também tive de morder a língua (ui, coitadinha "dela" - é com cada mordidela 😋)...

Na verdade, um filho muda muita coisa na vida de um casal - horários, rotinas, prioridades (e até mesmo relações). Apesar de ser o momento mais importante das nossas vidas, não deixa de ser um fato de que muitas coisas se alteram (para melhor, na minha opinião).

O que se modifica (e bastante) é a nossa disponibilidade, enquanto pais, para comparecer a todas as saídas de amigos; jantares de aniversário; idas ao cinema; encontros marcados à última da hora; cafés ao final do dia; fins-de-semana prolongados; "escapadinhas"em grupo.
Não é por mal que deixamos de conseguir ir; muitas vezes até queremos, mas simplesmente não podemos/conseguimos. Quer seja pela questão dos horários; pelas viroses de última hora; porque não temos família perto para deixar os baixinhos e baixinhas e tirar um tempinho para nós a solo, a dois ou em grupo; por motivos monetários (há mais despesas com educação, saúde, alimentação; e o orçamento é mais "controlado"); ou até mesmo por cansaço.

A verdade é que desde que me tornei mãe, muitos amigos e conhecidos deixarem de estar presentes; de dar "notícias"; de fazer parte da nossa vida - sobretudo os que não têm filhos... Posso até mesmo dizer que são poucos os verdadeiros amigos que tenho; que são poucas as pessoas que fazem parte do nosso dia-a-dia.
No entanto não os culpo totalmente. Sei que também tenho a minha "dose de culpa" na balança, pois deixei de estar tão atenta, tão presente, tão disponível; as mensagens começaram a ser respondidas algum tempo depois (dias, às vezes), os telefonemas passaram a ser mais curtos e a minha presença em certos "eventos", digamos assim, tornou-se menos frequente.

Mas também sei que os verdadeiros se adaptaram ao “novo eu", e fazem questão de me procurar, mesmo sabendo que algumas conversas são interrompidas por uma vozinha a chorar ou a chamar "mãeeeee"; mesmo sabendo que a conversa acaba por ir sempre dar ao "mesmo assunto": a Mariana, as peripécias da Mariana, as birras e viroses da Mariana 😊...
Os amigos verdadeiros são mesmo assim: ficam. Sempre. Compreensivos. Atentos. A falar ou em silêncio, conforme nós precisamos. Mais perto ou mais distantes, conforme nós nos sentimos. A ouvir ou a falar, em silêncio ou a gritar. A caminhar ao nosso lado ou a levar-nos ao colo.
Quanto aos amigos que se afastam... Penso muitas vezes: talvez um dia "voltem" quando forem pais...

No entanto, nem tudo é mau. Ter sido mãe, proporcionou-me a oportunidade de conhecer/fazer novos amigos. Amigos esses que me foram "apresentados" pela minha filha; que entraram na nossa vida porque fomos abençoados com o nascimento de um filho; e que gostam dela e se preocupam com ela como se fosse sua (sentimos o mesmo em relação aos filhos deles 💝!). E estes novos amigos, completam o nosso círculo de amizades ❤.

Agradeço aos (poucos) amigos que ficaram sempre perto nesta minha viagem pelo mundo da maternidade. Que mesmo longe, sempre tiveram uma palavra amiga, uma frase animadora, um abraço e um colo quando eu precisei. Aqueles amigos que possa estar muito tempo sem ver, mas que quando reencontro, me "sinto em casa" <3.

Como é convosco e os vossos amigos? Mantiveram as mesmas amizades depois de serem pais? Ou alguns amigos acabaram por se afastar? Fizeram novas amizades através dos vossos filhos? Vamos lá a desabafar e partilhar experiências. Neste "mundo da maternidade" aprendemos uns com os outros e faz bem "deitar cá para fora". Eu, como sempre, "sou toda ouvidos".

Até ao próximo post.

Nota: o Facebook mudou o algoritmo; vão ver mais posts dos vossos amigos e menos de páginas onde deixaram o vosso like. Querem saber quando há publicações nossas e estar sempre a par das novidades? Então na página de facebook do blogue, clicam onde diz “A Seguir” e selecionam "Ver Primeiro".
Sigam-nos ainda no Instagram aqui e no blogspot também conto convosco - vão à página inicial aqui do blogue; no canto superior direito clicam "seguir" e já está 😊.

Mamã do @Bazar @#

Sem comentários:

Enviar um comentário

"Não gosto do que vejo..."

#@ ... Era a frase que mais dizia para mim mesma quando me olhava no espelho. Não o dizia em voz alta. Calava-o. Guardava-o. Reprimia-o. Diz...