domingo, 11 de fevereiro de 2018

“O "companheiro" que me alertou para a importância de treinar a atenção”

#@ Há dias em que não estamos no nosso melhor; em que nos sentimos mais em baixo, desmotivados e/ou cansados; em que a nossa paciência está em "mínimos históricos" e até nós próprios temos a plena noção de que somos "difíceis de aturar".
Geralmente, quando estes dias "me assombram", significa que a minha atenção para com a Mariana é menos "apurada", digamos assim, e acabo por não aproveitar da melhor forma o (pouco) tempo que temos juntas. Também vos acontece?

Prometi a mim mesma tentar contrariar esta tendência (resolução de ano novo!) mas, sei que sozinha não consigo, visto que a Mariana já vai fazer quatro anos e ainda não descobri como... Então, como fã de livros que sou (quem me acompanha sabe que sou apaixonada por livros, gosto esse que a Mariana parece ter herdado, felizmente 😊), procurei alguma literatura que me ajudasse nesta minha demanda.

Numa dessas pesquisas, descobri o livro "Filosofar e Meditar com as Crianças", da autoria de Frédéric Lenoir, da editora Arena, que despertou totalmente o meu interesse. Comprei o livro e não consegui parar de o ler.
Resumidamente, a obra resulta, na sua maioria, de relatos de crianças e das suas conclusões sobre a prática da meditação. O autor partilha connosco a sua experiência, incentivando-nos e "guiando-nos" pelo caminho da meditação.
Alerta-nos ainda para a importância de deixarmos as crianças expressarem as suas emoções livremente, e para a urgência de as ouvirmos "com ouvidos de ouvir", se me permitem a expressão. De acordo com Fréderic Lenoir, ao treinarmos a nossa atenção e a das crianças, estamos a ajudá-las a "aprenderem as regras do debate de ideias e a desenvolverem o discernimento e a reflexão pessoal".

Um livro que vos aconselho a ler, sem sombra de dúvida, e que contribuiu bastante para que eu começasse a treinar, de forma equilibrada, a minha capacidade de atenção (e audição) para com a Mariana, especialmente nos dias "ditos menos fáceis". Fiquei fã da editora Arena: tem várias obras dedicadas aos nossos pequenotes (de acordo com a faixa etária) e relacionados com a temática maternidade.
Alguém conhece a editora? Já leram o livro de que vos falo? Têm alguns livros que queiram sugerir? Sintam-se à vontade para "falar"; o meu mote é sempre "sou toda ouvidos".

Para não perderem "pitada" do que se faz por cá, está na altura de nos seguirem no instagram clicando aqui e no facebook aqui. E olhem que haverá surpresa com a Editora Arena em breve 😉.

Até ao próximo post!

@Mamã do @Bazar @#

Sem comentários:

Enviar um comentário

"Não gosto do que vejo..."

#@ ... Era a frase que mais dizia para mim mesma quando me olhava no espelho. Não o dizia em voz alta. Calava-o. Guardava-o. Reprimia-o. Diz...