quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

"Mamã, tu e as outras mamãs gostam de ser mães todos os dias?"

 #@ É daquelas perguntas que não estamos há espera. Que nos deixam surpreendidos (e derretidos!) perante tanta perspicácia e honestidade.
Surgiu assim, do nada, enquanto íamos a caminho da escola.

"Mamã, tu e as outras mamãs gostam de ser mães todos os dias? É que eu vejo que não é fácil. E quando o pai está a trabalhar tu és mamã sozinha. Tu lavas a roupa, cozinhas, passas a ferro, levas à escola, dás banho, dás colinho, vês as minhas birras, e deitas-te depois de mim. E fazes isso todos os dias. As mães gostam todos os dias de ser mamãs?"

Confesso que fiquei surpreendida. E até um pouco orgulhosa com esta constatação da Mariana. Há tanta gente (e muitas vezes mulheres!) que não reconhece nem sabe ver o trabalho de uma mãe. A responsabilidade de uma mãe. A dedicação de uma mãe. E sim, de um pai também. Porque, no fundo, são (somos) uma equipa. E o pai cá de casa ajuda muito. Creio que esta observação da Mariana, se deve ao fato de passar mais tempo comigo do que com o pai, face aos horários dele (podem ler ou reler aqui e aqui).

Não obstante, admito que foi uma pergunta que me tocou bastante <3. 

"Filha, claro que gostam! Não há nenhuma mamã no mundo que não goste de ser mãe todos os dias. Tudo o que tu disseste que as mães fazem, fazêmo-lo com todo o amor e carinho todos os dias. Fazemos porque amamos os nossos fihos mais do que tudo. Não é por obrigação filha. É por amor. Mesmo nos dias em que estamos mais cansadas; e até nos dias que vocês fazem birra; e mesmo nos dias em que ralhamos ou levantamos a voz. 
As mães adoram ser mães e todas têm muito orgulho dos seus filhos. Não há nada mais maravilhoso ou feliz, no mundo inteiro, do que ser mãe. No meu caso, do que ser tua mamã."

Mariana com sorriso de "orelha a orelha", e com direito a beijinho e abraço quando estacionei e a tirava da cadeirinha. Assim terminou este diálogo. Porque, por vezes, as melhores coisas do mundo são as que sentimos, sem serem necessárias palavras.
Os vossos filhos/filhas também vos fazem perguntas que vos deixam de "queixo caído" e coração "derretido"? Alguma que queiram partilhar? Já sabem que sou (somos!) "toda ouvidos.

Espero-vos no próximo post!

Nota: o Facebook mudou o algoritmo; vão ver mais posts dos vossos amigos e menos de páginas onde deixaram o vosso like. Querem saber quando há publicações nossas e estar sempre a par das novidades? Então na página de facebook do blogue, clicam onde diz “A Seguir” e selecionam "Ver Primeiro".
Sigam-nos ainda no Instagram aqui e no blogspot também conto convosco - vão à página inicial aqui do blogue; no canto superior direito clicam "seguir" e já está 😊.

@Mamã do @Bazar @#

Sem comentários:

Enviar um comentário

"Não gosto do que vejo..."

#@ ... Era a frase que mais dizia para mim mesma quando me olhava no espelho. Não o dizia em voz alta. Calava-o. Guardava-o. Reprimia-o. Diz...