domingo, 10 de março de 2019

"Consulta dos 5 anos: A saga das ites?"

#@ Na semana passada fomos à consulta dos 5 anos, com a Fada das Pediatras - Dra. Maria Luísa Faleiro, na CUF Descobertas, que acompanha a pequenina (ups! Tenho de me mentalizar que a Mariana cada vez tem menos de "pucanina") cá de casa desde os quatro meses. 

Estava tudo bem: desenvolvimento físico e cognitivo de acordo com o esperado; fala e visão "em ordem"; 19.900kg e 110 cm da minha Miss Elegante :), que nasceu percentil 5, passou pelo 25 e pelo 50, e agora "não finca pé" do percentil 75. Não é que seja adepta ou defensora dos percentis, mas este evolução só prova o que sempre acreditei: cada criança tem o seu tempo; o seu rtimo; e não devemos compará-las pois não há duas iguais. Ponto.
Aliás, saímos de lá com um recado de estar "muito bem assim e não é para engordar mais" 😛...

Na consulta, aproveitamos ainda para fazer o ponto de situação da "saga das ites", que tanto atormentaram a Mariana entre os 8 meses e os 3 anos e meio, sobretudo as bronquiolites e as otites (pondo de parte as "marotas viroses", que de vez em quando vêm dar o "ar de sua graça").
As notícias não podiam ser mais animadoras: passamos um inverno bem mais tranquilo, com dois ou três episódios de febre e gripe, e uma gastro, mas com  duração de três dias, ao passo que anteriormente se mantinham no minímo uma semana.
"Está cheia de defesas! Quem te viu e quem te vê", disse a Dra. Luísa, deixando a Mariana cheinha de orgulho e com um sorriso de "orelha a orelha".
Esta semana será a consulta de rotina no otorrino, na qual ele irá ver o timpanograma e o audiograma, e esperamos que esteja tudo bem, sendo que no final do mês faremos a segunda visita à odontologista, para vermos se se mantém tudo bem com a dentição da Mariana (acreditamos que sim 😊!).
Viemos também com a indicação de visitar o oftalmologista, apenas por precaução, até Março do ano que vem, altura em que terá seis anos.

Como têm corrido as consultas de rotina dos baixinhos e baixinhas aí de casa? Quantos de vocês já levaram os pequenotes ao dentista? Como correu? Vamos lá trocar experiências; "sou toda ouvidos".

Até ao próximo post!

Nota: o Facebook mudou o algoritmo; vão ver mais posts dos vossos amigos e menos de páginas onde deixaram o vosso like. Querem saber quando há publicações nossas e estar sempre a par das novidades? Então na página de facebook do blogue, clicam onde diz “A Seguir” e selecionam "Ver Primeiro".
Sigam-nos ainda no Instagram aqui e no blogspot também conto convosco - vão à página inicial aqui do blogue; no canto superior direito clicam "seguir" e já está 😊.

@Mamã do @Bazar @#

Sem comentários:

Enviar um comentário

"Não gosto do que vejo..."

#@ ... Era a frase que mais dizia para mim mesma quando me olhava no espelho. Não o dizia em voz alta. Calava-o. Guardava-o. Reprimia-o. Diz...