quinta-feira, 7 de junho de 2018

"Podem deixar as mães em paz por favor?!?"

#@ A maternidade é a melhor coisa do (meu) mundo, não haja dúvida, mas, ao mesmo tempo, não consigo deixar de pensar (e sentir) que é cada vez mais "duro" ser mãe - apesar de vivermos rodeadas de "engenhocas", que se diz existem para simplificar e facilitar a vida de todas as mães.

Desde monitores que apitam se o bebé não respira; intercomunicadores com vídeo, que nos permitem ver todos (e mais algum!) movimentos dos nossos filhos; espreguiçadeiras que embalam sozinhas; iogurtes que não precisam de frio; copos e pratos que não "tombam" nem entornam; berços que parecem autênticos "ferraris"; carrinhos de passeio que se "transformam em malas"; bonecos que falam;... E mesmo assim, dou por mim a pensar em como é difícil, solitário e assustador ser mãe...

E digo isto, não só por todos os desafios e pelo receio do desconhecido (a maternidade vai-se vivendo um dia de cada vez; não há dois dias iguais!), mas sobretudo pela falta de empatia e solidariedade que existe entre mães (e mulheres!) pelo mundo fora... É, entre nós, que nascem mais críticas, juízos de valor, "apontares de dedos"... E "vejo-o" cada vez mais nas redes sociais; sobretudo em grupos de mães, que deveriam ser de apoio, troca de experiência e aprendizagem, mas que acabam por funcionar como verdadeiros "campos de batalha", onde a regra é atacar...

Online conseguimos "descobrir" vidas ideais; famílias perfeitas, que têm filhos educados, bem comportados e que não choram, gritam nem fazem birras; não se sujam nem andam despenteados; só sorriem e dão miminhos. Dormem a noite inteira; comem sempre a sopa toda e os legumes; e não é preciso repetir algo duas vezes; ouvem sempre tudo à primeira.
São exatamente "estas mães de família" as primeiras a "cair-nos em cima" se, por algum acaso, dizemos que o nosso filho comeu dois rebuçados ou que os deixamos provar uma gota de sumo... Com as suas ideias testadas quase com "precisão científica", massacram-se umas às outras, como se  disputassem entre si o troféu de mãe do ano... Não é "bonito de ser ver", nem tem sentido nenhum, inferiorizar outras mães só porque não pensam da mesma forma; cada família é diferente e vive feliz à sua maneira - será que podemos respeitar isso?!?

Já não basta a "pressão" que a sociedade "impõe" às mães: parto normal ou cesariana; amamentar ou não; "prazo de validade" para engravidar; ser mãe a tempo inteiro ou mãe que trabalha fora; idade do bebé ir para a escolinha; alimentação e rotinas; e os tão conhecidos "bitaites" que vamos ouvindo (sem pedir!) no dia-a-dia, e que chegam de toda a parte... Ainda têm de ser "massacradas", por quem vive o mesmo; passa pelo mesmo; sofre o mesmo; e "joga na mesma equipa": as outras mães...

Pessoas que "gostam tanto de apontar o dedo": deixem as mães serem mães - opinem menos e respeitem mais. Não julguem tanto; criem empatia e sejam solidários. Sobretudo vocês mães, que gostam tanto de "infernizar" outras mães... 
Mães: nunca esqueçam que mães perfeitas não são reais e que mães reais não são perfeitas. Estamos a dar o nosso melhor. Todos os dias. Sem hesitar. Para sempre.

Mais alguém se quer juntar a mim e "pedir por favor" que deixem as mães em paz? Quem se revê neste post? Sintam-se à vontade para partilhar experiências (boas e más); "sou toda ouvidos".

Até ao próximo post!

Nota: o Facebook mudou o algoritmo; vão ver mais posts dos vossos amigos e menos de páginas onde deixaram o vosso like. Querem saber quando há publicações nossas e estar sempre a par das novidades? Então na página de facebook do blogue, clicam onde diz “A Seguir” e selecionam "Ver Primeiro".
Sigam-nos ainda no Instagram aqui e no blogspot também conto convosco - vão à página inicial aqui do blogue; no canto superior direito clicam "seguir" e já está 😊!

@Mamã do @Bazar @#

2 comentários:

  1. Bebiana [BabyCandme]7 de junho de 2018 às 21:52

    Sou mãe há 4 meses e 18 dias, da minha princesa Clara (visite o blog sapo "BabyCandme") Estou em licença de maternidade até ao dia 20 deste mês e ainda há uns dias no supermercado uma senhora que conheço passou por mim e perguntou: " Bebiana, já acabou o bem bom?". Fiquei com vontade de lhe dizer umas quantas pela cara fora, mas limitei-me a responder: "Ainda não, mas quando acabar se quiser aviso-a". A mulher ficou com uma cara e eu fiquei super chateada! "Bem bom..." enquanto continuarmos a achar que ficar uma miséria de 5 meses em casa com os nossos bebés como "bem bom" vai haver sempre uma falta de respeito para com as mamas!

    ResponderEliminar
  2. Tens tanta razão....
    Em tempos tive em grupos de mães e desisti. Não há pachorra! As mulheres são tão más!!! Não só online, na realidade também! Lembro-me que gravida do Diogo andava de metro todos os dias e as únicas pessoas a cederem o lugar eram: homens!!

    ResponderEliminar

"Não gosto do que vejo..."

#@ ... Era a frase que mais dizia para mim mesma quando me olhava no espelho. Não o dizia em voz alta. Calava-o. Guardava-o. Reprimia-o. Diz...