domingo, 16 de junho de 2019

"Testemunhos de Mães Reais: "O meu maior receio não é o meu filho, mas sim a sociedade. A Trissomia 21 é apenas uma vírgula"

#@ São muitos os contatos que recebo através da página de facebook do blogue com testemunhos; desabafos; palavras de incentivo e de carinho; e partilha de experiências de quem nos segue. Algumas destas partilhas são verdadeiras histórias inspiradoras; testemunhos reais, que nos dão a conhecer a verdade nua e crua da vida de uma mãe, sem "pós de fada" ou arco-íris cor-de-rosa.

Tenho aprendido muito com estas histórias; motivam-me, incentivam-me verdadeiramente a ter vontade de ser mais e melhor. Por isso, decidi partilhá-las convosco, com a autorização de quem mas envia, para que saibam que não estão sozinhas, e para que tenham um pouco mais de inspiração nas vossas vidas (que às vezes faz tanta falta!)...

Assim nasceu este espaço: Testemunhos de Mães Reais, da autoria de Mães Reais, para Mães Reais. Perfeitamente Imperfeitas. Guerreiras. Cheias de amor para dar. E o vosso feedback tem sido tão bom 💜.

Hoje partilho convosco mais uma história; a história da mãe Patrícia e do princípe David.
Uma história de coragem; uma história de amor; uma história de força, superação e muita aprendizagem. Uma história que poderia ser minha, vossa, nossa.
Uma história que prova, mais uma vez, que o amor de mãe é incondicional.
Ora "vejam" só...

"Quando o médico nos deu a notícia de que o nosso David tinha Trissomia 21, foi como se o chão se tivesse aberto, aliás não acreditávamos de fato que isso fosse possível. Olhávamos incrédulos um para o outro, dizendo não com a cabeça. É impossível!!!

Não conseguimos deixar de fazer a clássica pergunta: Porquê eu?? Porquê nós?? E, a cada dia que passava, continuávamos a querer acreditar que não era verdade...
Olhava diversas vezes para o meu filho ainda com três, quatro meses, e pensava para mim mesma: "o mundo está maluco. Se o meu filho tem Trissomia é, com certeza, Trissomia da Alegria e não 21".

E foi, mais ou menos, com este espírito "da alegria" que o nosso David cresceu... Realmente, "a ficha precisa cair", e quando "a ficha cai" entendemos o porquê de sermos nós os escolhidos.
Posso dizer, com toda certeza do mundo, que ser mãe de uma criança como o meu David é a melhor e maior experiência que pode existir. Ser mãe de uma criança com Trissomia 21 é simplesmente sensacional.

Ao longo deste tempo, tenho conhecido casos e casos que me emocionam, através das redes sociais.
Ao ler os testemunhos, fico feliz; inspiro-me com as famílias "especiais", que nos dão lições de sabedoria, humanidade, crescimento...
Vibro com cada história de amor e superação. Ser mãe de uma criança com Trissomia 21 ensina-nos a  ver a vida de um outro ângulo. "Blindamo-nos" com uma armadura da coragem. Viramos leoas... E aprendemos a ser um pouco de tudo: médicas, enfermeiras, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais.
A nossa vida transforma-se numa verdadeira "ginástica": corremos de um lado para o outro; vamos para a terapia; se ficam doentes "corremos" para o consultório e explico à médica o que iniciei ainda em casa e oiço-a dizer: é isso mesmo mãe pode continuar".

Ser mãe de uma criança com Trissomia 21 é vibrar a cada dia com as conquistas alcançadas pelo  filho. O segurar da cabeça, o gatinhar, o sentar, as primeiras palavras, os primeiros gestos, a primeira vez que fica de  pé...
E ai, como estas conquistas nos emocionam, têm um "gostinho diferente"; um gostinho de "sim, eu TAMBEM consigo."
Ser mãe de uma criança com Trissomia 21 é uma eterna aprendizagem. Digo, muitas vezes, que o meu David me ensina mais do que eu a ele... Exercitamos a paciência... Repetimos, repetimos, repetimos e eles chegam lá, muito mais depressa do que imaginamos. Sabem porque? Porque eles são tão capazes como as crianças ditas normais.

Os nossos meninos não são especiais porque têm Trissomia 21; são especiais porque apesar de terem algumas dificuldades são capazes, inteligentes, aprendem e chegam lá... Como todas as crianças.

O que nos deixa tristes é saber que vivemos num mundo altamente preconceituoso e cheio de pessoas mal informadas. O meu maior receio não é o meu filho, mas sim a sociedade.
A minha maior batalha não é com meu filho, mas sim com a sociedade; com a ignorância; com o preconceito; com a falta de informação.

Mas, apesar de tudo, felizmente, há muita gente que faz a diferença. Há gente do bem. Gente que acrescenta, que nos mostra que estamos no caminho certo...
Peço licença para falar de uma pessoa que está a fazer a diferença na minha vida. O nome dela é Marcelina Souschek. Uma mãe, líder, guerreira... Pra mim o trabalho da Marcelina e do seu staff está a mudar a nossa realidade.

Foi através dos Pais 21, que a minha vida mudou completamente. Parabéns Marcelina, Clidia e a toda a equipa - vocês são o nosso espelho. Obrigada por tudo.
Quero ainda fazer um agradecimento especial à minha família: Ademidio e Raquel, e ao meu pai e à minha sogra Adelina pelo apoio incondicional.
E, em especial ao meu David, a minha fonte de luz; a "coisa mais gostosa" do mundo, junto com a mana, é claro.  Prometo-vos que, se depender de mim, a vida vai sempre sorrir para vocês.
Obrigada Deus porque sabes exatamente o desejo do nosso coração; obrigada Deus pela família abençoada; obrigada Deus pois não poderia pedir filhos mais abençoados do que os meus.
David, se depender de mim serás a criança mais feliz deste mundo; o meu amor por ti não tem explicação. E a Trissomia é apenas uma vírgula."

Testemunho da Mãe Patrícia 💖.

Caso queiram partilhar o vosso testemunho, sintam-se à vontade para me contatar via e-mail: bloguedamamdobazar@gmail.com ou através de mensagem privada na página de facebook do blogue. Se optarem por manter o anonimato, o mesmo será respeitado. 

Lembrem-se sempre: "não tenham medo de partilhar a vossa história, pois não sabem quem poderão estar a ajudar/inspirar" ❤.

Até ao próximo Testemunho 😍.

Nota: o Facebook mudou o algoritmo; vão ver mais posts dos vossos amigos e menos de páginas onde deixaram o vosso like. Querem saber quando há publicações nossas e estar sempre a par das novidades? Então na página de facebook do blogue, clicam onde diz “A Seguir” e selecionam "Ver Primeiro".
Sigam-nos ainda no Instagram aqui e no blogspot também conto convosco - vão à página inicial aqui do blogue; no canto superior direito clicam "seguir" e já está 😊.

@Mamã do @Bazar @#

Sem comentários:

Enviar um comentário

"Não gosto do que vejo..."

#@ ... Era a frase que mais dizia para mim mesma quando me olhava no espelho. Não o dizia em voz alta. Calava-o. Guardava-o. Reprimia-o. Diz...