terça-feira, 24 de setembro de 2019

"Sabem quem são os nossos melhores amigos...?"

#@ ... nas tardes de chuva; nos serões ao sofá; sempre que queremos que a nossa imaginação nos leve mais além? Os livros claro!
Desde que me conheço por gente, que adoro livros. Para isso, sei que contribuiu, em muito, a influência da minha mãe, que sempre me contou histórias, e encheu a nossa casa com "estes amigos", que tanto me fizeram (fazem!) sonhar e dar largas à imaginação.

Portanto, não é de admirar, que acabe por fazer o mesmo com a Mariana; o quarto da baixinha tem uma mini biblioteca, que vai aumentando a olhos vistos: ela lê à sua maneira, através das imagens, e conta as historias à sua forma - e como nos divertirmos a criar 😄. 

O colégio também tem um papel importante neste estímulo pela leitura, pois além de terem uma biblioteca, apostam muito na hora do conto e na partilha de histórias e livros. Fazem também iniciativas, nas quais autores vão à escola apresentar os seus livros, e têm, ainda, anualmente, uma feira do livro, em meados do mês de junho.
É importante promover a leitura, e não só em casa; nas escolas também 😊.

Qualquer ocasião, é "desculpa" para termos mais um livro a "morar cá em casa", privilegiando, sobretudo, autores portugueses, que tanto admiramos. E, adoramos oferecer livros aos que nos são mais próximos.

Partilho convosco os livros favoritos da Mariana (neste momento, sim porque vai variando, de tempos a tempos, :)!), os quais já sei as histórias de cor 😅; aproveitando para deixar a dica de histórias para lerem com os vossos baixinhos e baixinhas:
"Grãozinho de Areia" - uma aventura maravilhosa do grãozinho de areia e dos seus amigos, que nos ensina muito a todos... E o melhor, de autoria portuguesa 😍.
Saibam mais aqui.

"Clássicos Ilustrados para Raparigas" - uma compilação de histórias da nossa infância, que podemos recordar com os nossos filhos 😊. É da editora Edicare, que muito gostamos:
"A Pedra Falante" e "Todos de Pijama" - histórias cheias de simbolismo e ensinamentos fantásticos, da autoria de Mundos de Vida. Ao comprar, estamos a ajudar 💖. Vejam aqui.
"Histórias de Fadas para meninas" - um conjunto de contos mágicos, recheados de alegria e muitas surpresas, que a Mariana adora ouvir. É da Girassol Edições.
Aí em casa também costumam ler muitas histórias? Os vossos filhos gostam de receber e oferecer livros? Quais os preferidos? Alguma sugestão que queiram deixar? Já sabem que "sou toda ouvidos".

Até ao próximo post!

Nota: o Facebook mudou o algoritmo; vão ver mais posts dos vossos amigos e menos de páginas onde deixaram o vosso like. Querem saber quando há publicações nossas e estar sempre a par das novidades? Então na página de facebook do blogue, clicam onde diz “A Seguir” e selecionam "Ver Primeiro".
Sigam-nos ainda no Instagram aqui e no blogspot também conto convosco - vão à página inicial aqui do blogue; no canto superior direito clicam "seguir" e já está 😊.

@Mamã do @Bazar @#

Sem comentários:

Enviar um comentário

"Não gosto do que vejo..."

#@ ... Era a frase que mais dizia para mim mesma quando me olhava no espelho. Não o dizia em voz alta. Calava-o. Guardava-o. Reprimia-o. Diz...