sexta-feira, 24 de abril de 2020

"Mamã, é feio ter medo?"

#@ MEDO. Uma palavra que ouvimos muito ultimamente. 
É mais do que legítimo senti-lo, não digo que não (eu também o sinto!), mas estamos constantemente a ouvir esta palavra no nosso dia a dia; demasiadas vezes; de ntal forma que até já temos medo de a ouvir (perdoem o trocadilho 🤗...).

Sempre fui a favor de exteriorizarmos os nossos sentimentos; de que devemos falar abertamente das coias boas e más; do que nos apoquenta e preocupa; do que temos dúvidas; do que nos faz ficar tristes - cresci assim, e tento incutir o mesmo à Mariana: que não deve ter medo de perguntar nem de falar, sobretudo, em casa, com os pais, que são os seus maiores amigos, e que a vão amar sempre e ajudar em tudo, aconteça o que acontecer.

Mas, a verdade é que, face ao que estamos a viver, e por mais que tentemos "disfarçar", ou evitar ver notícias quando os nossos filhos estão presentes, eles têm a capacidade de perceber e sentir tudo, sobretudo o que não dizemos e/ou tentamos disfarçar.
E, eu sou sincera, por mais que a tente "poupar", ela apercebe-se que "o medo anda no ar". E anda mesmo. Porque eu também o sinto, e vejo no rosto de muitas das pessoas que encontro no dia-a-dia.

Por isso, ontem, quando a Mariana me perguntou:
"Mamã, é feio ter medo?" 
A minha resposta imediata foi: 
"Não filha. Não deves ter vergonha do que sentes. Nem hoje nem nunca. A mãe também tem medo, mas temos de acreditar que vai correr tudo bem. Ter fé. E bons sentimentos no coração.".
A Mariana sorriu, abraçou-me e disse: "mamã, eu  não sei o que seria da minha vida sem ti. Obrigada por me ajudares sempre. Adoro-te".

❤.

Mais do que nunca, é muito importante ouvir, ajudar e acalmar o coração dos nossos baixinhos e baixinhas. Porque se para nós é díficil, para eles ainda mais. Muito mais.

Como estão os vossos pequeninos a lidar com esta situação?
Alguns momentos mais complicados que queiram partilhar?
Sabem que estamos todos juntos, e que "somos todos ouvidos".

Espero-vos no próximo post.

Nota: o Facebook mudou o algoritmo; vão ver mais posts dos vossos amigos e menos de páginas onde deixaram o vosso like. Querem saber quando há publicações nossas e estar sempre a par das novidades? Então na página de facebook do blogue, clicam onde diz “A Seguir” e selecionam "Ver Primeiro".
Sigam-nos ainda no Instagram aqui e no blogspot também conto convosco - vão à página inicial aqui do blogue; no canto superior direito clicam "seguir" e já está 😊.

@Mamã do @Bazar @#

Sem comentários:

Enviar um comentário

"Não gosto do que vejo..."

#@ ... Era a frase que mais dizia para mim mesma quando me olhava no espelho. Não o dizia em voz alta. Calava-o. Guardava-o. Reprimia-o. Diz...