domingo, 22 de outubro de 2017

"Não, não são apenas borbulhas; é molusco contagioso..."

#@ Coração de mãe raramente se engana. Parece que nasceu com um sexto sentido tão, mas tão "apurado", que às vezes sabe tanto ou mais do que os médicos 😣. 

Subitamente, apareceram umas "borbulhas" na parte de trás da perna direita da Mariana, junto à anca. Começaram por ser duas ou três e, rapidamente (um ou dois dias depois), tornaram-se oito ou nove. Achei estranho e perguntei ao maridão se tinha reparado, visto que às vezes ele dá banho à princesa quando andamos em horários trocados. Disse-me que sim, mas desvalorizou. Já eu, achei estranho. Na verdade, ela não se queixou (nem queixa) e dizia que não tinha comichão, mas a minha intuiçao dizia que algo não estava bem...

Então, optei por marcar consulta na pediatra para tirar as teimas. Assim que a Dra. Luísa Faleiro viu disse-me, sem hesitações,: "Ui mãe, a nossa pequenina está com molusco contagioso. Vamos começar já a fazer a pomada que lhe vou indicar e, senão vir melhoras ao final de duas semanas, marque consulta no dermatologista pediátrico, pois têm de ser retirados". 
Bem sei que não é "nada de outro mundo" mas, (e penso que falo por todas as mães) tudo o que tem a ver com os filhotes, "mexe" sempre connosco 😣.

E, para quem não sabe, (eu também nunca tinha ouvido falar!) deixo uma pequena explicação do que é, afinal, o molusco contagioso? 
É uma infeção viral comum e frequente nas crianças. Manifesta-se pelo aparecimento na pele de pequenas bolinhas da cor da pele ou ligeiramente amareladas. Podem atingir qualquer parte do corpo e variam entre a meia dúzia e as dezenas de lesões.
Geralmente é contraído por contágio direto. O tratamento inicial é com produtos corrosivos e tem como objetivo provocar alguma irritação ao redor das lesões, de forma a ajudar o organismo da criança a criar defesas contra o molusco. Se este tratamento não funcionar, será necessário extrair cada uma das lesões.
(fonte: Site CUF Descobertas).
Alguém cujos pequenotes tenham passado pelo mesmo? A pomada ajudou ou tiveram de retirar? Partilha de experiências são bem vindas para acalmar um pouco "o coração de mãe" e eu "sou toda ouvidos".

Também estou no facebook aqui.

Vemo-nos no próximo post!

@Mamã do @Bazar. @#

27 comentários:

  1. A minha pequena de 2 anos teve, mas foi na cara e junto a vista! Teve que ser retirado na dermatologista...uma chatice...vamos ver se volta a aparecer beijinhos

    ResponderEliminar
  2. O meu filho mais velho teve, usou as gotas mas de nada resultou, ele tadinho queixava se pk aquilo ardia.
    Tivemos de ir à dermatologista, deu anestesia em pomada e felizmente correu bem, nunca mais apareceu... isso é muito chato eu sinceramente não esperei muito tempo em relação às gotas pois aquilo fazia uma "queimação" e assim foi mais simples de resolver o problema...

    ResponderEliminar
  3. Ola a minha princesa também teve foi uma dor de cabeça ainda nem 1 ano tinha ,fomos ao dermatologista retirar mas acabou por ficar algum escondido logo voltou a dor de cabeça usamos o líquido corrosivo que os queima foi um stress teve que desistir da piscina e finalmente ao fim de 1 ano nunca mais apareceu boa sorte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui passou com as gotas e a pomada, felizmente <3

      Eliminar
    2. Oque seriam essa gotas e qual pomada, vc lembra?
      A pediatra do meu filho só receitou acetato de dexametasona e passar somente qndo estiver coçando. Ele tem vergonha pq as pessoas perguntam oque é, quero ver ele livre disso.

      Eliminar
  4. As minhas nunca tiveram mas já ouvi falar disso

    ResponderEliminar
  5. Boa noite. A minha pequena de 4 anos teve à cerca de 3 semanas.. mas no caso dela começou por parecer uma verruga nas costas, depois começou a inflamar e a ficar com um aspeto medonho! De imediato fui à dermatologista e foi retirado e de seguida para análise, ao qual se confirmou ser molusco contagioso. A pequena cirurgia foi bastante simples, uma pequena picada de anastesia no local e depois foi so retirar e no final ainda foi queimado a laser para "matar" o bicho de vez! Mal se nota a cicatriz e por agora ainda nao voltou :) as melhoras!

    ResponderEliminar
  6. Ao meu filho, agora com 8 anos, começou por aparecer uma num braço, mas rapidamente multiplicou-se, começamos por fazer umas gotas no local, mas à terceira aplicação ele já não deixava porque queimava. Voltei a falar ao pediatra porque as borbulhas continuavam a proliferar e ele disse que tinha que ser retirado com cirurgia, mas já eram tantas... Li então na internet que vinagre de maçã colocado com um bocadinho de algodão em cada borbulha, e com adesivo, deixar passar a noite. A verdade é que conseguimos, ao fim de pouco tempo tinha desaparecido tudo, há um ano que não tem nada.

    ResponderEliminar
  7. o meu teve em todo o rosto ...por opcao e pk foram.nos olhos n foram por cirurgia. usei as gotas e ate agira tem funcionado... tb utilizo oleo essencial de tee trea

    ResponderEliminar
  8. A minha filhota de 14 meses está com isso.
    Mas ela tem imensa comichão,e desesperante

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui passou com as gotas e a pomada, felizmente <3
      Mas foi desesperante sim :(

      Eliminar
  9. Boa noite! A minha enteada teve. Como os tratamentos eram agressivos fomos a uma dermatologista que aconselhou a deixar estar, porque o corpp iria criar os anticorpos necessários. E assim foi, as borbulhas começaram a rebentar no espaço de um ano e desapareceram!

    ResponderEliminar
  10. Bom dia...a minha filhota teve...evoluia dia para dia...fomos ao medico e tambem foi encaminhada para retirar mas de um dia para o outro ficou branco igual a espinha e no banho rebentou e desapareceu...otimo...pensei eu...no dia seguinte nao tinha uma tinha 9 :( como sofremos maes!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui passou com as gotas e a pomada, felizmente <3
      Força <3

      Eliminar
  11. O meu filho tinha 3 anos quando lhe apareceu essas borbulhas, a educadora dele é que reconheceu de imediato e alertou me. Fui ao Pediatra que prontamente marcou para que fosse visto ppr um cirurgião, uns 6 dias depois fomos chamados para cirurgia onde é retirado uma a uma com uma pinça após anestesia em creme ter sido aplicada. Foi me dito que apanhou moluscos em piscinas, pois as crianças não têm defesas contra esta condição e que poderá acontecer de novo. Enquanto eu poder evitar as piscinas, irei.

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde, o Gonçalo teve 11, usamos um liquido "molusk" mas não resultou, entretanto começaram a ficar grandes e vermelhas e desapareceram por elas. Demoraram um ano até desaparecerem todas, mas usamos apenas creme muito hidratante da uriage.
    Quanto ao contagio, lá em casa nunca fui muito cuidadosa com as toalhas, e hoje um usava uma, amanhã era outro que a usava, e mais ninguém ficou com moluscos. Boa Sorte!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui passou com as gotas e a pomada, felizmente <3
      Ninguém mais apanhou :)

      Eliminar
  13. Olá. A minha filha tem. Consegui retirar algumas com o molusk mas como a Matilde tem eczema, na zona dos braços, tem sido mais dificil. Na fase em que se encontra a dermatologista diz que estão a secar e que mais umas semanas comecam a desaparecer.... mas é uma coisa bastante chata pois o aspecto é feio o não foi facil. Foi na natação que apanhou e assim que dei pela primeira borbulha retirei-a logo de lá.
    É necessario muita atenção às piscinas.... não têm, de todo, as condições necessárias para evitar estas situações.

    ResponderEliminar
  14. Minha filha de 9 anose esta com isso. Começou com duas bolinhas no braço esquerdo em Janeiro que nos estou ramos e ddesapareceram. Agora tem bastante e o clínico disse que o tratamento era com ácido. Fiquei com medo pq imaginei ser doloroso e começamos a tratar com acetato de dexametasona. Espero que funcione

    ResponderEliminar
  15. Meu filho de 9 anos começou no cotovelo, agora tem um monte no cotovelo (porque ele vive coçando), no ante braço, no peito do pé, entre as coxas, levei na dermatologista que a mesma disse que não adiantaria passar nenhum tipo de pomada, devendo assim fazer uma cirurgia, o mesmo esta marcado para o dia 27/09/2019, espero que ocorra tudo bem e que não volte mais.

    ResponderEliminar

"Não gosto do que vejo..."

#@ ... Era a frase que mais dizia para mim mesma quando me olhava no espelho. Não o dizia em voz alta. Calava-o. Guardava-o. Reprimia-o. Diz...