quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

"A Mãe Cuida-se 16 e 17: "15 dias sem ires à nutricionista? De certeza vais engordar!"

#@ É daquelas coisas que já não me devia surpreender, mas que continua a "deixar-me parva" quando acontecem: o fato de as pessoas estarem mais propícias a tecer comentários negativos do que comentários de incentivo; a tendência que as pessoas têm para apenas relembrar-nos o "pior" que pode acontecer, ao invés de nos motivarem a esperar o melhor.
Também conhecem pessoas assim?

Ora, partilhei convosco, como tenho partilhado sempre esta caminhada pela perda de peso e reeducação alimentar, que estou na fase 3 da dieta, vulgarmente designada por "manutenção": voltei a reintroduzir praticamente todos os alimentos, exceto algumas frutas e dois vegetais, na minha alimentação, mas claro que os consumo de forma mais consciente e saudável - no fundo é essa a "essência da reeducação alimentar": comer saudável sem passar fome, apesar de muitos pensarem o oposto...

Bom, e desde que partilhei que "estou em manutenção" e que as consultas são quinzenais, "têm chovido" mensagens e uma crescente preocupação em alertar-me para o fato de "o peso ir voltar todo" e de "não fazerem dieta porque sabem que no fim se volta ao mesmo ou ganhamos até peso em dobro!". Não me interpretem mal; agradeço a preocupação e as partilhas de experiências, mas será que podem ter um bocadinho mais de fé :P? É que com tanta negatividade ao meu redor, até eu acabo por acreditar que estou mais gorda, mesmo que a balança diga o contrário...

Na verdade, quero acreditar que sou capaz, que a reeducação alimentar faz parte de mim, e que hoje em dia tenho muito mais ferramentas para tomar decisões conscientes, acertadas e saudáveis para mim e toda a família.
Acreditem que a perda de peso não se trata apenas disso: perda de quilos e centímetros; trata-se sim de vitórias e ganho: de auto-estima, confiança, fé em mim, e brilho, muito brilho, quando me olho no espelho. É simples assim 💖!

Bom, e após este meu desabafo, aqui vai a minha evolução atual❤, face ao dia em que fez uma semana que iniciei a manutenção - 02/12:

Peso a 02-12: 60.000
Cm na barriga total: 15 
Cm na anca total: 11
Cm no peito total: 8

Peso a 16-12: 58.600
Perda de: 1.400
Variação de cm na barriga: menos 3
Variação de cm anca: menos 1
Variação de cm no peito: menos 1

Portanto, a todos os preocupados com o meu potencial ganho de peso, deixem-me tranquilizar-vos, porque contrariamente ao que insistiam em me dizer, nada se verificou. Continuamos saudáveis, a reeducar a alimentação e a saúde e quilos a ganharem com isso, portanto "no worries", sim 😜?
Ora, face à evolução manter-se tão positiva, há luz verde para um consumo maior de hidratos, inclusive ao jantar, e luz verde para 24, 25 e 31 de Dezembro e 1 de Janeiro, ter refeições completamente livres 😊.
Confesso que tenho algum receio, mas a Dra. Nádia foi muito direta: "Comer sem medos. Não suprimir refeições, mas sim substituir. Manter as escolhas saudáveis. E permitir-se comer um doce, um salgado e algo que goste muito uma vez por semana. Confie em si. Sem medos!".
E vou confiar <3. 
Volto a consulta dia 06-01.

Sei que estou a ser repetitiva, mas não consigo deixar de o ser - de fato, se há coisa que percebi e aprendi ao longo destas semanas, é que para termos confiança em nós mesmas, há que ter ao nosso lado pessoas e profissionais de excelência, que nos acompanham nas vitórias, e nos sabem dar a mão nos dias menos bons. A confiança é tudo; define tudo; é uma peça fundamental para que o que ambicionamos conseguir tenha sucesso, aliado, é claro, à nossa força, foco e vontade.
Por isso, realço a minha total confiança na Pharmalírios e na Dra. Nádia. Se procuram profissionais que vos ajudem a dar o primeiro passo, não poderiam estar em melhores mãos.
Saibam mais sobre a Pharmalírios aqui, e sobre a dieta que estou a fazer aqui.
Desta vez não vos deixo uma receita ou snack, mas sim 6 regras de ouro que a Dra. Nádia repete a cada consulta, e muito importantes para a perda de peso e para a reeducação alimentar:

1 - Pesar-se uma vez por semana;

2 - Manter dieta hipocalórica;

3 - Praticar exercício físico regular e moderado (superior a 200minutos por semana);

4 - Tomar SEMPRE o Pequeno-almoço;

5 - Fazer compensações nos momentos dos excessos - não suprimir, substituir;

6 Ter uma alimentação equilibrada;

Para a semana não, mas sim daqui a 15 dias partilho uma receita, snack ou refeição preferida, está prometido 😄!
Se mais alguém se quiser juntar e partilhar receitas, "somos todas ouvidos".
Eu continuo muito grata por estarem aí. E por serem "todos ouvidos".

Até à próxima partilha desta caminhada.

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@Mamã do @Bazar @#

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