quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

"A Mãe Cuida-se 18 e 19: "Agora, para não aumentares de peso, vais estar em dieta toda a vida!"

#@ Dismistificar ideias erradas. Esclarecer julgamentos pré-concebidos. Descomplicar mitos pouco verdadeiros. Acalmar medos infundados. Estes têm sido os principais propósitos da partilha constante da minha reeducação alimentar e, consequente, perda de peso.

Engane-se quem pensa que é uma forma de me vangloriar ou de me auto-promover; antes pelo contrário.
O meu objetivo é mostrar como a reeducação alimentar ajuda; como uma dieta equilibrada, e acompanhada por profissionais de excelência, melhora a saúde e a nossa qualidade de vida; como dieta não significa passar fome; e como qualquer um de nós é capaz, se se focar e acreditar.
Simples assim.

Eu também já fui "uma daquelas pessoas" que não acreditava em dietas; que duvidava das fotos do antes e do depois; que pensava que dietas teriam efeitos nocivos na saúde - e ai, como não podia estar mais errada, como vim a constatar nas análises que fiz em Outubro e cujos resultados partilhei convosco neste texto.

A verdade, é que a reeducação alimentar é um estilo de vida saudável - aprendemos não a suprimir, mas sim substituir; a fazer escolhas conscientes e equilibradas; a cozinhar refeições deliciosas e nutritivas. E isso traz-nos mais saúde, bem estar, energia - que se espalha por toda a família. 
E é isso que pretendo transmitir.

Por isso, quando me dizem "uau, que bom que estás mais magra, mas agora estás tramada - vais ter de te "manter" em dieta pra o resto da vida senão queres aumentar o peso!", não me sinto assustada. Não encaro escolhas de alimentação mais saudáveis e conscientes como "dieta para o resto da vida". Olho-as sim como são: optar por alimentos mais equilibrados, nutritivos, deliciosos e sadios, que são um benefício para a minha saúde (e a saúde de todos cá em casa), com o "bónus" de ajudar a perder/manter peso. E é isto ☺. Ah! E para os que duvidam, sim, também como doces, hidratos, pão, e outros que tais - simplesmente não é todos os dias, nem desenfreadamente. 
Espero ter sido clara 😊.

Bom, e após mais este meu desabafo, aqui vai a minha evolução atual❤, face ao dia em que fez uma semana que iniciei a manutenção - 02/12:

Peso a 02-12: 60.000
Cm na barriga total: 15 
Cm na anca total: 11
Cm no peito total: 8

Peso a 16-12: 58.600
Perda de: 1.400
Variação de cm na barriga: menos 3
Variação de cm anca: menos 1
Variação de cm no peito: menos 1

Peso a 06-01: 57.700
Perda de: 2.300
Variação de cm na barriga: menos 4
Variação de cm anca: menos 2
Variação de cm no peito: igual
Reação da Dra. Nádia: "Então, mas, mesmo com as festas e com mais hidratos e doces, e em manutenção, ainda perde peso?!? Que bom Sónia! Parabéns! Está ótima e eu estou muito orgulhosa de si! Mas, não se esqueça, o mais importante é que se sinta bem consigo mesma." - e eu sinto, e estou muito orgulhosa de mim também, pois continuo a perder peso e a ganhar saúde (cada vez mais massa muscular e massa magra, e cada vez menos massa gorda e gordura visceral), que é o que realmente importa.
Como já vos disse, e não me canso de repetir, não podia estar mais satisfeita com a minha escolha: Dra. Nádia Santos e Pharmalírios. Sem dúvida o melhor espaço de saúde e bem estar do mundo, onde nos sentimos em casa e somos sempre recebidos com sorrisos e profissionalismo; e a melhor nutricionista do mundo, que nos motiva e ouve, sempre com boa disposição.
Saibam mais sobre a dieta que estou a fazer aqui e sobre a Pharmalíros e a Dra. Nádia aqui.

Como é hábito, deixo-vos uma sugestão de receita saudável, mais uma vez, indicada pela Dra. Nádia. Espero que gostem:

Rolo de frango recheado com espinafres e queijo

INGREDIENTES (3 PESSOAS)

. 500g de carne de frango picada
. 2 colheres de chá de alho em pó
. sal q.b.
. pimentão-doce q.b.
. 1 ovo batido
. 50g de espinafres babyleaf
. 2 fatias de queijo flamengo magro
. Vinho branco q.b.

PREPARAÇÃO

Num recipiente colocar a carne picada temperada com uma pitada de sal, alho em pó e pimentão-doce.
Misturar com o ovo batido e estender a carne picada em forma de retângulo. De seguida colocar as folhas de espinafres e as fatias de queijo cortadas aos pedaços sobre a carne e enrolar.
Embrulhar em papel de alumínio ecolocar no frigorífico cerca de 3 horas.

Pré-aquecer o forno a 200º C.
Num pirex colocar um fio de azeite e o vinho branco.
Adicionar o rolo desembrulhado e levar ao forno durante 40 minutos. Fatiar o rolo e servir acompanhado de salada alface, azeitonas e rúcula.

ROLO DE FRANGO RECHEADO COM ESPINAFRES E QUEIJO
Imagem retirada de Dieta 3 Passos
Nota: valor nutricional - 310Kcal; 47,4g de proteína; 6,8g de lípidos sendo 2,8g saturados; 3,6g de hidratos de carbono sendo 0,9g açúcar e 0,6g fibra (por pessoa);

Volto a consulta no dia 20 de Janeiro, pelo que nessa altura partilharei mais um snack ou refeição preferida, está prometido :).
Se mais alguém se quiser juntar e partilhar receitas, "somos todas ouvidos".
Eu continuo muito grata por estarem aí. E por serem "todos ouvidos".

Até à próxima partilha desta caminhada.

Nota: o Facebook mudou o algoritmo; vão ver mais posts dos vossos amigos e menos de páginas onde deixaram o vosso like. Querem saber quando há publicações nossas e estar sempre a par das novidades? Então na página de facebook do blogue, clicam onde diz “A Seguir” e selecionam "Ver Primeiro".
Sigam-nos ainda no Instagram aqui e no blogspot também conto convosco - vão à página inicial aqui do blogue; no canto superior direito clicam "seguir" e já está 😊.

@Mamã do @Bazar @#

2 comentários:

  1. Parabéns
    Dieta não é sinal de fome, é sim uma filosofia de vida, uma escolha adequada aliada ao exercício físico = a saúde, bem estar e boa disposição emocional...
    E já lá vão 5 anos, que por motivos de saúde tanto do marido como meus, optámos por adequar alimentação... O marido que estava bem pertinho dos 3 digitos de kg só no 1 mês "voaram" 10kg e eu uns 6kg... É claro que dedos de inquisição de ergueram... E até me acusaram de estar a fazer "mal" ao meu sénior �������� enfim... As análises falaram por sim... Ele ganhou um novo gosto por se ver ao espelho e ficou de arrasar... Roupa nova, claro...
    Eu com de uns 74kg passei para 64kg... Já consegui 59kg, neste momento "aparvalhei" estou mais parada e estou com 63kg... Tenho de retomar os treinos e fechar a boquinha as palermices... Mas e apesar de nos perdermos de vez em quando... Voltar ao que éramos, não obrigada ��... O próprio corpo já não gosta e rejeita os excessos...
    Por isso comer bem é um estilo de vida... Desporto é uma forma de nos sentirmos vivos... Eu corro e o marido ande de bike... ��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela partilha do vosso testemunho. É bom ler testemunhos reais como os daí de casa 💖

      Eliminar

"Não gosto do que vejo..."

#@ ... Era a frase que mais dizia para mim mesma quando me olhava no espelho. Não o dizia em voz alta. Calava-o. Guardava-o. Reprimia-o. Diz...