sexta-feira, 5 de junho de 2020

"Consulta dos 6 anos: A saga do Covid 19"

#@ Esta 4ª feira a Mariana e o pai foram à consulta dos 6 anos com a Fada das Pediatras - Dra. Maria Luísa Faleiro, na CUF Descobertas, que acompanha a pequenina (ups! Tenho de me mentalizar que a Mariana cada vez tem menos de "pucanina") cá de casa desde os quatro meses. 

Está tudo bem: desenvolvimento físico e cognitivo de acordo com o esperado; fala e visão "em ordem"; 24.500kg e 118 cm de Mariana,  que nasceu percentil 5, passou pelo 25 e pelo 50, e agora "não finca pé" do percentil 75-90 :P.
Não é que seja adepta ou defensora dos percentis, mas este evolução só prova o que sempre acreditei: cada criança tem o seu tempo; o seu ritmo; e não devemos compará-las pois não há duas iguais. Ponto.
Aliás, sairam de lá com o recado de que "não é para engordar mais e continuar a comer muita sopa e legumes", que, felizmente, ela gosta imenso.
Uma vez que a Mariana regressa à escola na próxima segunda-feira, e tendo em conta o cenério de pandemia e de estado de calamidade que se vive em Portugal, o senhor cá de casa abordou o tema, sendo que as recomendações são as que já conhecemos:
"muito cuidado com a higienização das mãos"; "evitar levar as mãos à boca e aos olhos"; "quando tossir ou espirrar fazê-lo para a zona dos cotovelos", sendo que, reconheceu, que a distância de segurança "é relativa, uma vez que se tratam de crianças pequenas cujo distanciamento é praticamente impraticável" (e nós temos plena noção disso, claro...).
Deixou ainda o alerta: "muita atenção às vacinas. Manter o plano", e aconselhou que a Mariana tomasse a nova vacina da menigite (fora do plano).

Ficou ainda a recomendação de ir visitar a melhor dentista do mundo - Dra. Amância, na Cliníca Santa Madalena Kids, que a acompanha desde os 4 anos, para uma consulta de rotina (fazemos consultas de seis em seis meses, mas devido à pandemia a consulta de Março foi desmarcada); e marcar uma consulta de oftalmologia apenas por precaução, uma vez que em Setembro (?) vai para o 1º ano.
E, a consulta terminou da melhor forma: 
"Está cheia de defesas! Quem te viu e quem te vê Mariana. Eras tão pequenina e tímida e agora estás uma menina tão grande e despachada", disse a Dra. Luísa, deixando a Mariana cheinha de orgulho e com um sorriso de "orelha a orelha".

Como têm corrido as consultas de rotina dos baixinhos e baixinhas aí de casa? Já as fizeram ou por causa da pandemia adiaram?
Têm cumprido os planos de vacinação? Não se esqueçam que a recomendação é que continuemos a seguir o plano 💖.
Como está a ser aí em casa? Vamos lá trocar experiências; "sou toda ouvidos".

Até ao próximo post!

Nota: o Facebook mudou o algoritmo; vão ver mais posts dos vossos amigos e menos de páginas onde deixaram o vosso like. Querem saber quando há publicações nossas e estar sempre a par das novidades? Então na página de facebook do blogue, clicam onde diz “A Seguir” e selecionam "Ver Primeiro".
Sigam-nos ainda no Instagram aqui e no blogspot também conto convosco - vão à página inicial aqui do blogue; no canto superior direito clicam "seguir" e já está 😊.

@Mamã do @Bazar @#

Sem comentários:

Enviar um comentário

"Não gosto do que vejo..."

#@ ... Era a frase que mais dizia para mim mesma quando me olhava no espelho. Não o dizia em voz alta. Calava-o. Guardava-o. Reprimia-o. Diz...