segunda-feira, 8 de junho de 2020

"O Poder das Mães prevalece até em tempo de pandemia"

#@ Não, não é um título sensacionalista, enganador ou para cahamar a atenção.
É uma afirmação totalmente real. Verdadeira. Indiscutível.
As mães têm mesmo poderes especiais; eu vejo-o na minha mãe, e se dúvidas houvesse, descobri-o em mim, depois de ser mãe (e vejo-o, todos os dias, em todas as mães que conheço, que leio, com quem falo).

Todas nós, mulheres, nascemos com super poderes, que se vão desenvolvendo ao longo da nossa vida. Muitos pensam que somos o "sexo fraco" - não podiam estar mais enganados... -, mas a verdade; a realidade, é totalmente diferente...
Concordam comigo?

O que se passa, é que alguns destes ditos super poderes estão "adormecidos", digamos, e despertam com a maternidade. 
No meu caso foi assim: descobri em mim uma força e altruísmo, que nunca imaginei ser possível, e passei a viver, todos os dias, com super poderes...
Atenção mães, vejam se se identificam:

Poder de gerar vida - seja uma, duas, três, quatro, cinco ou mais vezes, trazemos ao mundo nova vida; geramos e damos à luz amor, e não importa se foi parto normal, cesariana, ou filhos do coração - nós damos vida. 

Poder de alimentação: cuidamos dos nossos bebés, desde o primeiro dia de vida, somos alimento - com mais ou menos dificuldade, seja amamentação ou biberon, todas somos alimento. 

Poder de sacrifício: mesmo nas noites em claro, nas madrugadas em que dormimos duas horas, quando somos as primeiras a acordar e as últimas a deitar, as mães "vão a todas", sempre com um sorriso, carinho e amor incondicional - tudo pelos nossos filhos, colocamo-nos em segundo plano, sem arrependimentos ou hesitações.

Poder de colo mágico: temos o dom de afastar as tristezas, dores, medos, pesadelos, anseios, birras, cólicas, só com o nosso colo; com o nosso abraço. E o melhor é que o nosso colo não tem "prazo de validade": é para a vida toda. Os nossos filhos sabem-no e nós também.

Poder de telepatia: sem falar, e apenas com um olhar, conseguimos perceber se os nossos filhos não estão bem. Mãe sente tudo, sem precisar de palavras. 

Poder de amor incondicional: sempre, todos os dias. Amamos até ao infinito as nossas crias. Só tenho uma filha, como sabem, mas o que "oiço" é unânime: "podemos ter dez filhos que os vamos amar de igual forma e tudo faremos para que sejam felizes - mãe multiplica o amor".

Poder de esquecimento - sim, mãe também se esquece: do cansaço, do sono, do medo, das dificuldades. Mas nunca esquece os filhos 💖.

Poder de audição tísica: ouvimos tudo - o bebé antes de chorar, o suspiro antes da birra, o riso de quem vai fazer um disparate, e até o silêncio de quem está a aprontar "alguma". Mas, mais importante de tudo, mães ouvem e aconselham como ninguém - ouvem até o que não é dito...

Poder de mãe polvo - conseguimos ter o nosso filho ao colo, pôr a máquina a lavar e ter o jantar ao lume, tudo ao mesmo tempo. 

Poder de futurologia: quedas, acidentes, chuva, constipações, dores de barriga... As mãe conseguem antever tudo. Pena que os filhos nem sempre nos dão ouvidos (como nós já fizemos às nossas mães, um dia...).

Poder de "viver a vida do avesso": sabemos que a vida não é perfeita nem feita de unicórnios; è real e por vezes dói e cansa, pois mesmo com super poderes, somos humanas. 
Sabemos que os filhos viram a nossa vida de pernas para o ar, mas descobrimos que o avesso é o nosso lado certo e vivemos assim, de pernas para o ar. Para sempre. Sem hesitar.
As mães que nos seguem, reeveêm-se nestes super poderes? 
Há algum poder que queiram adicionar à lista? 
Sintam-se à vontade, "sou toda ouvidos".

Espero-vos no próximo post.

Nota: o Facebook mudou o algoritmo; vão ver mais posts dos vossos amigos e menos de páginas onde deixaram o vosso like. Querem saber quando há publicações nossas e estar sempre a par das novidades? Então na página de facebook do blogue, clicam onde diz “A Seguir” e selecionam "Ver Primeiro".
Sigam-nos ainda no Instagram aqui e no blogspot também conto convosco - vão à página inicial aqui do blogue; no canto superior direito clicam "seguir" e já está 😊.

@Mamã do @Bazar @#

Sem comentários:

Enviar um comentário

"Não gosto do que vejo..."

#@ ... Era a frase que mais dizia para mim mesma quando me olhava no espelho. Não o dizia em voz alta. Calava-o. Guardava-o. Reprimia-o. Diz...