quarta-feira, 6 de novembro de 2019

"A Mãe Cuida-se 11: "Reeducação alimentar; o que é isso?!? Não consigo nem sei como fazer!"

 #@ Não critico quem o diz, nem quem pensa assim. Eu mesma dizia, sentia e pensava o mesmo até há cerca de dois meses e meio atrás... Se falassem comigo em meados de Agosto, e me dissessem que iria iniciar este percuso, provavelmente a minha resposta seria: "Reeducação Alimentar?!? Eu não sou capaz; eu nem sei como começar...".

Mas o que é fato, é que se nos focarmos e acreditarmos em nós e na nossa força interior, somos, sem sombra de dúvidas, mais do que capazes. E se, aliado à nossa motivação, tivermos ao nosso lado um profissional de saúde conhecedor e que respeita o nosso estilo de vida, preferências, restrições alimentares e horários, garanto-vos que qualquer um de vocês (nós!) é mais do que capaz. 
Eu tive a sorte de encontrar tudo isto na Pharmalírios e na nutricionista Nádia Santos. Confesso que por mais força de vontade e motivação que possamos ter, é fundamental ter ao nosso lado pessoas que nos ajudam, ouvem e "puxam para cima" naqueles dias menos fáceis (sim, porque também os há!). Saibam mais sobre o meu espaço de saúde preferido (e o melhor espaço de saúde do mundo!) aqui e sobre a dieta que estou a fazer aqui.

Infelizmente, a maioria de nós tem a ideia errada de que reeducação alimentar; escolhas mais conscientes e alimentos mais saudáveis, são sinónimo de passar fome; comida pouco saborosa; pouca variedade; e um maior gasto ao final do mês - mas, não é bem assim.
Como podem ver, ao longo destas 10 semanas que tenho partilhado convosco o meu percurso pela perda de peso e ganho de saúde, tenho-vos dado a conhecer algumas receitas saudáveis e que não deixam de ser deliciosas. Aliás, descobri smothies, sopas e alimentos tipo snack que não comia por achar que "fazia mal", e que além de saudáveis são saborosos (podem saber mais aqui).
Efetivamente, o desconhecimento gera muitas dúvidas e receios, e acabamos por fazer escolhas menos conscientes e, por vezes, erradas, pensando que estamos a optar pelo melhor, daí a importância de um profisisonal de saúde nos acompanhar nesta etapa. 

Relativamente aos produtos saudáveis serem mais caros, não deixa de ser verdade, mas, no nosso caso, notei até uma maior poupança, pois costumávamos encomendar muita comida já feita; optar por ir a restaurantes de fast food pelo menos uma vez por semana e comprar comida pronta em "take aways", sendo que as nossas opções não eram, de todo, as mais saudáveis - a falta de tempo e também de "regras", digamos assim, ditou "este cenário.
Portanto, acabamos por poupar mais, uma vez que fazemos menos refeições fora, pois compro os alimentos com mais conhecimento e consciência, sendo que os cozinho em casa para levarmos nas nossas marmitas, além do que estamos todos a optar por comida mais saudável e na mesma deliciosa.

Só vantagens, não é 😊? Então, não esperem mais para dar "aquele passo"; não duvidem de que são mais do que capazes; só têm de acreditar em vocês mesmos.

E... como de costume, aqui vai a minha evolução ❤ (face aos valores da primeira consulta - 26-08-2019), seguida da "foto da praxe" 🤗:

Peso perdido total: 9.100 Kg
Cm na barriga total: 13 
Cm na anca total: 9
Cm no peito total: 6
Nota: dizia-se que o casaco não ia voltar a apertar; pois hoje foi o dia 🤪.

Estou super feliz! E, é uma felicidade que vem de dentro para fora. Porque muito mais importante do que os quilos a menos, o volume ter reduzido, e até mesmo a aparência estar mais alegre e bonita, é o fato de ter ganho confiança e de adorar o que vejo no espelho, algo que julguei não voltar a acontecer tão depressa.
Claro que como a felicidade é contagiante, cá em casa estamos todos felizes e a adorar as mudanças que a minha reeducação alimentar trouxe a todos; até a Mariana 💖.

Esta semana não partilho uma receita, mas sim algumas opções deliciosas que qualquer um de vocês pode experimentar, da dieta Biotrês, que é a que estou a seguir. Há desde sobremesas, snacks, barritas, sopas, a refeições pré-feitas, tudo delicioso, e com poucas calorias. Acaba por ser uma opção saudável e rápida, para os dias em que temos menos tempo.
Estas são algumas das minhas preferidas:

Sopa de cogumelos - além de deliciosa, é super prática pois basta adicionar água e aquecer, sendo que as calorias também são nossas amigas - 96 calorias por saqueta
Chocolate quente - igualmente delicioso, rápido e prático de se fazer, basta adcionar água e aquecer; e com o frio que já se faz sentir, sabe tão bem beber o choclate quentinho. Ah! e as calorias também são amigas - apenas 97 calorias por saqueta
Sobremesa de caramelo - Adicionar água e duas gemas ao conteúdo, e colocar a refrescar uns 20 minutos no frigorífico. Juntar canela e deliciarem-se 😉. É super saborosa e com poucas calorias - 95 calorias por saqueta. A mim, faz lembrar a baba de camelo.
Nota: Qualquer uma das sugestões acima é vendida em pacotes de 3, e o preço varia entre os 7 e os 11 euros por pacote.  Caso queiram experimentar, podem adquirir através da página da Pharmalírios, que envia via CTT. Basta clicar aqui.

Para a semana partilho mais uma receita, snack ou refeição preferida, está prometido :).
Se mais alguém se quiser juntar e partilhar receitas, "somos todas ouvidos".
Eu continuo muito grata por estarem aí. E por serem "todos ouvidos".

Até à próxima partilha desta caminhada.

Nota: o Facebook mudou o algoritmo; vão ver mais posts dos vossos amigos e menos de páginas onde deixaram o vosso like. Querem saber quando há publicações nossas e estar sempre a par das novidades? Então na página de facebook do blogue, clicam onde diz “A Seguir” e selecionam "Ver Primeiro".
Sigam-nos ainda no Instagram aqui e no blogspot também conto convosco - vão à página inicial aqui do blogue; no canto superior direito clicam "seguir" e já está 😊.

@Mamã do @Bazar @#

Sem comentários:

Enviar um comentário

"Não gosto do que vejo..."

#@ ... Era a frase que mais dizia para mim mesma quando me olhava no espelho. Não o dizia em voz alta. Calava-o. Guardava-o. Reprimia-o. Diz...