segunda-feira, 18 de novembro de 2019

"Reeducação Alimentar 2: A Mamã cozinha as receitas da Dra. Nádia - Quiche Fingida de Frango"

#@ Ao longo destes cerca de dois meses e meio de reeducação alimentar e de foco e determinação não só em perder peso, mas também em ter uma alimentação mais saudável, e, consequentemente, ganhar em saúde, têm sido muitas as mensagens e pedidos para partilhar receitas e snacks, e algumas dicas relativamente à minha rotina alimentar.

Foi assim que tive a ideia de "criar este espaço de partilha" quinzenal, onde vou dar-vos a conhecer algumas receitas e snacks saudáveis (e que gosto muito), que, espero, irão ajudar a escolhas mais conscientes, ao mesmo tempo que vos ajudam a conhecer alternativas mais saudáveis de refeições, que podem aplicar no vosso dia a dia, sempre tão atarefado; e, muitas vezes, com pouco tempo para pesquisas e "inovações culinárias", digamos assim.

Esta segunda receita "vem um pouco atrasada" (quase uma semana de atraso), mas a vida atarefada não me permitiu que a publicasse antes; aliás, acho que é mais certo admitir que não sei se "este nosos espacinho" será quinzenal, mas mensal será de certeza 😄, prometo.

Posto isto, relembro que a dieta que estou a fazer (podem saber mais pormenores aqui), está a ser acompanhada pela nutricionista Dra. Nádia Santos, na Pharmalíros - a Dra. incentiva-nos imenso, dando-nos imensas sugestões de receitas, de forma não só a variarmos a alimentação, mas também a percebermos que comidas saudáveis são deliciosas 😉 (e daí vem o nome que dei a "este espaço" - Mamã na cozinha com as receitas da Dra.  Nádia).

Como foram várias as seguidoras que enviaram mensagem a pedir receitas que pudessem congelar e que pudessem "usar" como refeição principal, resolvi partilhar convosco a receita de uma quiche  fingida super saborosa e rápida de se fazer. Curiosos? Então leiam com atenção e experimentem 😄.

"Quiche fingida de frango à moda da Dra. Nádia"

INGREDIENTES (4 pessoas):

3 peitos de frango
1 malagueta encarnada pequena (opcional)
1 pacote de espinafres pré-lavados
100 gr de presunto sem gordura
1 iogurte natural sem açúcar
4 ovos inteiros
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite
sal
pimenta branca moída na hora (opcional)

PREPARAÇÃO: 
Cozer o frango em água e sal, e desfiar depois de frio.
Saltear numa frigideira anti-aderente o frango desfiado, com as duas colheres de sopa de azeite e os dois dentes de alho (quem quiser colocar a malagueta deverá adicionar nesta altura, picada em bocados pequeninos).  
Depois de alourar um pouco, juntar o presunto cortado em cubos pequenos e os espinafres (que passei por água a ferver para ficarem mais molinhos).
Provar o preparado e retificar com sal (e pimenta) a gosto.
À parte, bater os 4 ovos (ou 5, se gostarem da quiche mais húmida) e adicionar o iogurte. Juntar a mistura cozinhada a esta e mexer bem.
Colocar, de seguida, em tarteiras individuais (ou uma tarteira grande, como preferirem) e levar ao forno a 200º, durante cerca de 15 a 20 minutos. 
Depois é só comer e "chorar por mais" :P. 
Valor nutricional: 246,7kcal, 33,3g de proteína, 11,8g de lípidos sendo 4,2g de saturados, 3,3g de hidratos de carbono sendo 0,8g de açúcar e 1g de fibra (por pessoa).

Nota: A Mariana quis experimentar colocar o preparado em individuais para queques e assim fizemos. Ficou igualmente delicioso.
Acompanhei com uma salada de alface, rúcula e azeitonas para mim, e, ainda, arroz branco para o marido e a Mariana. Todos ficaram fãs. E sobrou para o meu almoço de hoje :).

Não prometo já daqui a 15 dias partilhar outra receita, mas prometo fazê-lo assim que me for possível.
Quem vai experimentar esta receita? Alguém que deixar alguma sugestão? São muito bem vindas e eu "sou toda ouvidos", como de costume.

Até à partilha de nova receita 😊.

Nota: o Facebook mudou o algoritmo; vão ver mais posts dos vossos amigos e menos de páginas onde deixaram o vosso like. Querem saber quando há publicações nossas e estar sempre a par das novidades? Então na página de facebook do blogue, clicam onde diz “A Seguir” e selecionam "Ver Primeiro".
Sigam-nos ainda no Instagram aqui e no blogspot também conto convosco - vão à página inicial aqui do blogue; no canto superior direito clicam "seguir" e já está 😊.

@Mamã do @Bazar @#

Sem comentários:

Enviar um comentário

"Não gosto do que vejo..."

#@ ... Era a frase que mais dizia para mim mesma quando me olhava no espelho. Não o dizia em voz alta. Calava-o. Guardava-o. Reprimia-o. Diz...