sábado, 13 de julho de 2019

"Mamã, porque tenho de ficar quieta dez dias?"

#@ Yep, esta foi a pergunta que mais oiço desde 3ª feira à noite, altura em que a Mariana se magoou a brincar na escola.

Como tenho partilhado convosco, a Mariana fez um entorse no pé direito na semana passada. Felizmente não foi nada de grave, mas exige bastantes cuidados, entre os quais a total imobilização do pé (ou seja, transportar a Mariana ao colo, não poder sair) ; muito gelo e descanso; e ficar em casa dez dias.
Na urgência de pediatria foram incansáveis e super disponíveis, tranquilizando o coração de mãe e de pai super preocupados, e que ficou do tamanho de uma ervilha, ao ver o inchaço e a filha a "chorar" de dor 😞. Foi assim que ficou o pé:
Valha-nos a ajuda da avó, que veio logo em nosso "socorro" (época de férias no trabalho - somos menos e mais ainda para fazer); do pai, que fez trocas para poder ajudar a minha mãe no acompanhamento à Mariana enquanto eu estou fora durante o dia a trabalhar; e dos meus colegas que tudo fazem para que eu saia mais cedo e possa chegar a casa rápido e ajudar a aminha mãe também.

Sem dúvida que o que mais me custou foi ver o choro de dor da Mariana, e o não puder sair de casa. Experimentem explicar "isto" a uma criança de 5 anos, que adora dançar, pular, correr; e que não sabe estar parada... Ela até tem estado a "aceitar bem", digamos assim, mas ontem entre lágrimas, disse-me: "Mamã, estou farta de não puder sair e de estar no sofá. Não é justo! porque é que tenho de estar quieta?"
E, embora racionalmente, tenha dado toda a justificação, emocionalmente, confesso, que dói. Tentamos desdramatizar, mas a verdade é que são os nossos filhos, a parte mais sensível de nós, e não conseguimos deixar de ficar tristes 😞...

Mas, temos tentado manter a boa disposição e um pouco de imaginação e improviso, para conseguirmos ultrapassar os "constrangimentos de imbolização" do pé, e arrancar muitos sorrisos à Mariana.
Ora vejam só...
Assim que o pé ficou menos inchado, o "transporte" passou a ser feito via cadeira 😊, a que chamamos de "ferrari de tornozelos": (em vez de ao colo para "poupar" a minha mãe):
O banho é dado numa cadeira, a que chamamos de "trono dos tornozelos" 😊:
O pé está sempre na almofada do Panda, que toma conta do tornozelo 😊:
As refeições são na mesa especial de princesa 😍: (nós comemos no sofá com tabuleiros 😊)
E as brincadeiras são todas no sofá, onde construímo mundos e histórias encantadas, repletas de boa energia e alegria:
Mãe faz tudo para ver os filhos felizes, não é ❤?

Já vos aconteceu algo do género? Como fizeram para "entreter" os baixinhos e baixinhas aí de casa? Alguma dica ou sugestão? Estejam à vontade para partilhar; "sou toda ouvidos".

Espero-vos no próximo post!

Nota: o Facebook mudou o algoritmo; vão ver mais posts dos vossos amigos e menos de páginas onde deixaram o vosso like. Querem saber quando há publicações nossas e estar sempre a par das novidades? Então na página de facebook do blogue, clicam onde diz “A Seguir” e selecionam "Ver Primeiro".
Sigam-nos ainda no Instagram aqui e no blogspot também conto convosco - vão à página inicial aqui do blogue; no canto superior direito clicam "seguir" e já está 😊.

@Mamã do @Bazar @#

Sem comentários:

Enviar um comentário

"Não gosto do que vejo..."

#@ ... Era a frase que mais dizia para mim mesma quando me olhava no espelho. Não o dizia em voz alta. Calava-o. Guardava-o. Reprimia-o. Diz...