segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

“Também se sentem culpadas quando os filhos ficam doentes?”


#@ Não é só comigo que acontece, pois não? Por favor, digam-me que não sou a única a ter este sentimento de culpa quando as “ites” (ou outras bactérias ou vírus L) nos vêm fazer companhia (sim, porque os pais também são contagiados pelos “bicharocos”....).

Cada vez que a Mariana fica doente, começo a rever lentamente todos os passos e decisões que tomei, a tentar “encontrar” o ponto onde falhei; o que poderia ter feito diferente: “Deveria ter vestido o casaco?”; “Devia ter calçado uns sapatos mais quentes?”; “Será que foi por sairmos com tanto vento?”; “Hmmm, o ar condicionado estava muito quente, não a devia ter agasalhado tanto!”; “Eu e a minha mania de a deixar andar descalça”....
Também são assim?

A verdade é que os pequenotes podem ficar doentes por 1001 razões, algumas das quais nem têm explicação mesmo (até os pediatras nos dizem “Mãe, é uma virose. Temos de aguardar que passe. Medicação para a febre, muita água e descanso!”), por isso porque é que eu tenho este péssimo hábito de me culpabilizar?... É que, depois, além de andarmos exaustos por eles estarem doentes e de coração partido por não podermos fazer nada para que fiquem bem rapidamente, ainda “me martirizo” com estes pensamentos L. E com o maridão em horários trocados, vivo assim uma “montanha russa de emoções” e noites em branco...

Que coisa mais parva “isto da culpa”... Porque a verdade é que não a temos de todo... Faz parte do crescimento; são “coisas típicas da infância” – e não temos como “livrá-los delas”, por muito que quiséssemos. Resta-nos acalmar o nosso coração e dar muito mimo e carinho. Mãe tem mesmo de ser de ferro (e somos!).
Mais alguém tem “este sentimento de culpa”? Quem se revê neste desabafo? Sintam-se à vontade para falar; “sou toda ouvidos”.

Alerta: o Facebook decidiu mudar o algoritmo; a partir de agora vão ver mais posts dos vossos amigos e menos de páginas onde fizeram like. Querem saber quando há publicações nossas? Então na página de facebook do blogue, clicam onde diz “A Seguir” e selecionam "Ver Primeiro".
Sigam-nos também no Instagram aqui.

Encontramo-nos no próximo post.


@Mamã do @Bazar @#-

Sem comentários:

Enviar um comentário

"Não gosto do que vejo..."

#@ ... Era a frase que mais dizia para mim mesma quando me olhava no espelho. Não o dizia em voz alta. Calava-o. Guardava-o. Reprimia-o. Diz...