domingo, 18 de novembro de 2018

"Tráfico ilegal de seres humanos: a Carga podias ser tu!"

#@ Não, não se assustem com o título. É um pouco sensacionalista, mas de propósito. A ideia é mesmo captar a vossa atenção; o vosso interesse; a vossa vontade de saber mais e partilhar com familiares, amigos e conhecidos, a sugestão e dica que vos vou deixar.

Normalmente, os assuntos que abordo no blogue; os textos que escrevo, são na sua maioria sobre a viagem aluciante da maternidade, as nossas rotinas familiares, os nossos gostos e preferências, e, alguns aspetos de "ser mulher". Mas, desta vez, quero falar dum tema que nada tem de feliz ou cor-de-rosa, mas que nos toca a todos (homens e mulheres, dos 0 aos 99 anos), e que afeta milhões de pessoas em todo o mundo: o tráfico de seres humanos

Não, felizmente não falo por experiência própria, nem conheço diretamente ninguém que tenha passado por isso; na verdade, quero deixar-vos uma sugestão relacionada com o tema, pois denuncia a realidade que vivemos (sem que tenhamos consciência disso), e da qual milhões de pessoas, diariamente, mundialmente, "são alvo"; aliando, ao mesmo tempo, empreendedorismo e ADN português, que tanto admiro e gosto de dar a conhecer.

Curiosos? Falo-vos do filme "Carga", que estreou no cinema no passado dia 08 de Novembro, realizado por Bruno Gascon, e de produção nacional (talento 100% português, portanto).
A longa metragem retrata a história de Viktoriya, uma jovem russa apanhada numa rede de tráfico ilegal, que apenas tem uma hipótese: lutar para sobreviver; e de António, um velho camionista, interpretado por Vítor Norte.
Os seus caminhos cruzam-se quando António é contratado para fazer o transporte de um grupo de imigrantes ilegais. Mas o que ele não sabe, é que, ao aceitar aquele trabalho, acabou por, involuntariamente, entrar num perigoso esquema de tráfico de seres humanos...
O filme conta com a participação de Michalina Olszanska, considerada uma das mais talentosas atrizes da sua geração na Polónia, e com nomes consagrados como Sara Sampaio, Vítor Norte, Rita Blanco, Miguel Borges, Ana Cristina Oliveira, Dmitry Bogomolov e Duarte Grilo.
Convido-vos a verem e julgarem por vocês mesmos, mas não posso deixar de dizer que este é um filme em que as mulheres são, simultaneamente, vítimas e heroínas; e que as destaca como lutadoras, detentoras de uma coragem e força sem fim, dando-nos a conhecer a horrível verdade do tráfico humano, sem censura ou tabu.
Em exibição num cinema perto de nós:

Castello Lopes - Guimarães Shopping
Castello Lopes - Santarém
Castello Lopes Fórum Barreiro
Castello Lopes Fórum Sintra
Cinema City Alegro Alfragide
Cinema City Alegro Setúbal
Cinema City Beloura
Cinema City Campo Pequeno
Cinema City Leiria
Cineplace AlgarveShopping
Cineplace Braga
Cineplace Caldas da Rainha
Cineplace Guarda
Cineplace Leiria Shopping
Cineplace Loures Shopping
Cineplace Madeira Shopping
Cineplace Mira Maia Shopping
Cineplace Parque Atlântico (Açores)
Cineplace Portimão
Cineplace RioSul Shopping (Seixal)
Cineplace São João da Madeira
Cineplace Serra Shopping (Covilhã)
Cineplace Viana do Castelo
O Cinema da Villa - Cascais
UCI Cinemas - Arrábida
UCI Cinemas - El Corte Ingles

Já alguém viu o filme? Qual a vossa opinião? "Sou toda ouvidos" ☺!

Até ao próximo post!

*Os meus mais sinceros parabéns ao realizador Bruno Gascon, que tive o prazer de conhecer nos tempos de liceu. 

Nota: o Facebook mudou o algoritmo; vão ver mais posts dos vossos amigos e menos de páginas onde deixaram o vosso like. Querem saber quando há publicações nossas e estar sempre a par das novidades? Então na página de facebook do blogue, clicam onde diz “A Seguir” e selecionam "Ver Primeiro".
Sigam-nos ainda no Instagram aqui e no blogspot também conto convosco - vão à página inicial aqui do blogue; no canto superior direito clicam "seguir" e já está 😊.

@Mamã do @Bazar @#

Sem comentários:

Enviar um comentário

"Não gosto do que vejo..."

#@ ... Era a frase que mais dizia para mim mesma quando me olhava no espelho. Não o dizia em voz alta. Calava-o. Guardava-o. Reprimia-o. Diz...