quarta-feira, 3 de abril de 2019

"Mamã, porque é que os papás não ficam em casa com os filhinhos?"

#@ Foi esta a pergunta que a Mariana me fez um dia destes. E como não respondi de imediato, dado a minha surpresa com esta "questão", não perdeu tempo e reformulou: "os pais não podem ficar em casa com os filhos mamã? Só as mães é que podem porque os pais têm de ir trabalhar para o trabalho deles porque são homens?"
Fiquei de boca aberta. 

"Porque é que perguntas isso filha?"
"Porque vejo sempre as mães com os filhos e os pais não vejo tantas vezes, então perguntei a uma amiga, que me disse que era por serem homens. É verdade mamã?"

Expliquei o melhor que pude que não tinha nada a ver com isso; que quer os pais quer as mães podem ficar em casa com os filhos, até quando os filhos são pequeninos, e depois quando crescem também. É uma questão de cada família decidir e escolher o que é melhor para si.

Mas, esta pergunta da Mariana deu-me que pensar... Que imagem estaremos a passar aos nossos filhos, que os leva a concluir algo assim? 
A verdade é que, recentemente, temos assistido a várias mudanças na relação dos pais na educação dos filhos. Muito porque a mentalidade mudou, mas também um conjunto de direitos que conferem aos homens a possibilidade de estarem mais presentes no dia a dia dos filhos.

Cá em casa funcionamos como equipa. O pai não ajuda a mãe por obrigação, mas sim porque é assim que tem de ser: ajudarmo-nos um ao outro; umas vezes eu ajudo mais, outras ele. Depende dos nossos horários. E a Mariana sempre em primeiro lugar, claro.

No entanto, os homens também podem optar por ficar em casa a cuidar dos filhos. Deixar o seu trabalho e dedicar-se aos filhos e ao lar. E, felizmente, já vemos isso acontecer; cada família saberá o que é melhor para si. 
O que a sociedade ainda nos incute é que o "normal" é ser a mãe “sacrificar” a sua carreira profissional em benefício da família. E porque não o pai? Porque não pode ser o pai a ficar em casa e cuidar dos filhos?
É uma decisão tão válida, capaz e normal como se for a mãe a ficar. Eu pelo menos acredito nisso. E espero que a sociedade em que a minha filha está a crescer também acredite e respeite isso 💜.

Concordam comigo? Qual a vossa opinião: os pais podem ou não ficar com os filhos?
"Sou toda ouvidos", como de costume.

Vemo-nos no próximo post!

Nota: o Facebook mudou o algoritmo; vão ver mais posts dos vossos amigos e menos de páginas onde deixaram o vosso like. Querem saber quando há publicações nossas e estar sempre a par das novidades? Então na página de facebook do blogue, clicam onde diz “A Seguir” e selecionam "Ver Primeiro".
Sigam-nos ainda no Instagram aqui e no blogspot também conto convosco - vão à página inicial aqui do blogue; no canto superior direito clicam "seguir" e já está 😊.

@Mamã do @Bazar @#

Sem comentários:

Enviar um comentário

"Não gosto do que vejo..."

#@ ... Era a frase que mais dizia para mim mesma quando me olhava no espelho. Não o dizia em voz alta. Calava-o. Guardava-o. Reprimia-o. Diz...