terça-feira, 27 de março de 2018

"Tanto colo e mimo "fazem mal" à Mariana!"

#@ Quem nunca ouviu a frase: "ai, tanto colo e mimo fazem mal à criança!"? Eu já, várias vezes... Colo e mimo. Duas palavras tão cheias de amor e que geram tanta controvérsia... Um tema deveras "delicado" no "mundo da maternidade"; um tema que divide opiniões e formas de estar, e que "convida todos e mais algum" a comentar, criticar, julgar, mesmo quando não são convidados (ou não têm nada a ver, simplesmente!).

Eu, como mãe, sou a favor do mimo e colo desde o início - "usar e abusar" enquanto são pequeninos e "deixam" (sim, porque eles crescem e já não vão achar tanta piada ao "monstro dos beijinhos" 😜); acredito que o mimo fortalece os laços entre pais e filhos; que ajuda a criar adultos confiantes, com grande auto estima e emocionalmente fortes.
Eu fui mimada, e continuo a adorar que me mimem. O amor, carinho e mimo que me foram dados, ajudaram-me a ser uma pessoa melhor.

Na nossa casa, o mimo e o colo não têm hora para aparecer nem prazo para terminar; são uma constante - são dados de coração e sem ser preciso pedir. Se nós, adultos, temos dias em que precisamos tanto de mimo, o que dirão os mais pequenos?...

Não quero com isto dizer que pretendo que a Mariana seja "uma mimada" e sem "asas próprias" para levantar voo. Como tudo na vida, tem de haver um q.b., claro! Os mimos são afectos, e devem ser dados no momento certo e na dose certa. A dose certa é o que cada criança precisa, porque não há duas pessoas iguais.
Acredito, sem sombra de dúvidas, que colo e mimo não estragam - o que "estraga" é a falta dele; e preocupa-me viver numa sociedade que, cada vez mais, espera que os filhos "se amem sozinhos"; em que há cada vez mais adultos "sem cor", que negam dar e receber colo (que é tão bom e faz tão bem!).

E por aí, qual a vossa opinião em relação a este assunto? São a favor de mimo e colo ou acham que tem de haver limites? Partilhem a vossa experiência; é super bem vinda, e eu "sou toda ouvidos", como sempre 💞.

Nota: o Facebook mudou o algoritmo; vão ver mais posts dos vossos amigos e menos de páginas onde deixaram o vosso like. Querem saber quando há publicações nossas e estar sempre a par das novidades? Então na página de facebook do blogue, clicam onde diz “A Seguir” e selecionam "Ver Primeiro".
Sigam-nos também no Instagram aqui.

Espero-vos no próximo post!

@Mamã do @Bazar @#

4 comentários:

  1. Sou da mesma opinião, dei muito colo a minha filha e ainda dou. No próximo mês já faz 7 anos e dar colo já não é tao facil como com 4 anos, mas damos na mesma. Damos muitos abraços e beijinhos. Daqui a nada já 'não quer saber de nos' há que aproveitar 😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo totalmente consigo ❤
      Obrigada pela partilha.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Como é que amor pode fazer mal? Beije muito, fale muito que ama, abrace até "doer". Depois é tarde e nesse caso é melhor se arrepender de ter feito do que de não tê-lo.

    ResponderEliminar

"Não gosto do que vejo..."

#@ ... Era a frase que mais dizia para mim mesma quando me olhava no espelho. Não o dizia em voz alta. Calava-o. Guardava-o. Reprimia-o. Diz...